Em 2021, o Mobiliza Campinas continuou a luta contra a insegurança alimentar e nutricional. Em sua segunda edição, a campanha mobilizou R$ 3.270.400, somando o aporte inicial da Fundação FEAC, doação de pessoas físicas e jurídicas. Foram 6.871 famílias beneficiadas com cartão alimentação de R$ 120, carregado mensalmente por quatro meses.
A campanha nasceu em 2020, com o objetivo de mitigar as vulnerabilidades sociais agravadas pela pandemia de Covid-19. O relatório da segunda edição mostra que 69% das famílias beneficiadas em 2021 não haviam recebido o cartão no ano anterior.
O dado indica o fortalecimento da rede Mobiliza, que conseguiu identificar novas famílias vulneráveis. A rede é formada por 70 organizações da sociedade civil (OSC), distribuídas em 102 unidades nas cinco macrorregiões de Campinas. Elas são responsáveis por cadastrar as famílias, distribuir os cartões e fazer o monitoramento.
“A ação das OSC é fundamental para chegarmos às famílias de extrema vulnerabilidade. Como as organizações são referência nos territórios em que atuam, as demandas sociais também são, na maioria das vezes, acolhidas por elas”, destaca Sílnia Prado, líder do Programa Fortalecimento de Vínculos, da FEAC.
Além dos cartões, a edição de 2021 contou com a arrecadação de diversos produtos, doados por 11 empresas: 2,5 toneladas de alimentos, 1,4 tonelada de itens de higiene, 14 mil litros de água e 1 tonelada de leite. A distribuição também foi feita por todas as OSC da rede.
Os beneficiários
O relatório mostra que 43,3% dos beneficiários estavam desempregados, considerando a perda de empregos formais, e 37,6% estavam sem nenhuma fonte de renda (considerando a perda de empregos informais).
“Neste ano, o desafio foi maior [em relação ao ano passado], pois enfrentamos novamente um cenário de incertezas. Muitas pessoas permaneciam sem emprego, seja ele formal ou informal”, reforça Sílnia.
A presença feminina predominou: 93% dos cartões foram emitidos em nome de mulheres, chefes de família. O número se manteve o mesmo da primeira edição. Além disso, 47% das famílias são monoparentais e 60% têm crianças e adolescentes até 17 anos.
Poder de escolha
Uma vantagem do cartão é o poder de escolha que proporciona aos beneficiários, que podem decidir qual alimento comprar. Essa iniciativa pode contribuir para o combate da insegurança nutricional.
Segundo o estudo Alimentação na primeira infância: conhecimentos, atitudes e práticas de beneficiários do Programa Bolsa Família, publicado pelo Unicef em dezembro de 2021, cerca de 80% das famílias entrevistadas relataram o consumo de alimentos ultraprocessados pelas crianças de até 6 anos. O acesso dificultado à alimentação saudável também foi apontado por mais de 80% dos entrevistados.
“Para muitas famílias, a autonomia proporcionada pelo cartão foi determinante para a aquisição de itens que dão maior qualidade nutricional, como leite, frutas, verduras, ovos e misturas”, destaca Sílnia.
Sobre o Comitê Executivo Mobiliza Campinas
O Comitê Executivo Mobiliza Campinas é responsável por planejar, executar, comunicar e monitorar o projeto Mobiliza Campinas criando processos transparentes e eficientes, com representatividade e participação democrática.
O comitê é formado por seis organizações sem fins lucrativos de Campinas/SP: Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga, Fundação FEAC, Grupo Primavera e Projeto Gente Nova. A sua atuação se dá em rede, por meio de organizações da sociedade civil presentes nos territórios mais vulneráveis da cidade de Campinas/SP, responsáveis por identificar e cadastrar as famílias – de acordo com os parâmetros de seleção –, distribuir e monitorar o uso dos cartões.
Sobre a Fundação FEAC
A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.
A Fundação FEAC apoia o Mobiliza Campinas.
Mais informações
Fundação FEAC
Camila Mazin – Analista de Comunicação