Para as crianças, brincar é mais do que uma diversão: é um direito e uma atividade promotora de desenvolvimento. O movimento pelo direito de brincar ganhou força ao redor do mundo na década de 90, apoiado pela Unesco e, desde 2009, foi ampliado para a Semana Mundial do Brincar (SMB), comemorada na última semana de maio. A data tem como foco mobilizar a sociedade em torno da importância do brincar.   

No Brasil, a Aliança pela Infância – movimento por uma infância digna e saudável – é a protagonista da semana, em parceria com uma rede de instituições, incluindo a Fundação FEAC, que se dedicam a oferecer uma programação inspiradora sobre o brincar. Este ano, a semana será realizada de 22 a 30 de maio e o tema será ”Casinhas de Infância”. 

A casa é um símbolo de fortaleza e acolhimento, que está sempre presente no imaginário da criança, seja no castelo de areia, na cabana de lençol, na casa da árvore ou outras construções lúdicas. Essa edição da SMB pretende despertar o olhar dos adultos para a variedade de casinhas de infância. 

Convite à criatividade

O Programa Primeira Infância em Foco, da FEAC, propõe uma programação na semana que contempla a diversidade de saberes em diferentes contextos: o brincar na família, o brincar na escola e o brincar na comunidade.

A programação também é pensada no contexto da pandemia: como as famílias podem aproveitar espaços pequenos para estimular o universo lúdico e a criatividade, já que os pequenos estão passando tanto tempo dentro de casa?

Teresa Klain, analista de projetos do Primeira Infância, destaca que não é preciso se preocupar em comprar brinquedos para estimular a imaginação criança. Uma alternativa é oferecer objetos que possam ter uso lúdico. São os “brinquedos não estruturados”. Por exemplo, matérias-primas da natureza – gravetos, pedrinhas, folhas, entre outros –, ou embalagens que seriam descartadas.

Estímulo à troca entre gerações

Família e instituições de educação infantil vão ser convidadas a participar da programação da FEAC, trazendo suas contribuições de brincadeiras. As atividades buscam fortalecer vínculos, resgatando a rica transmissão cultural entre as gerações.

Essa troca pode adicionar memória afetiva às brincadeiras. “Transmissão intergeracional é os pais resgatarem brincadeiras da infância e ensinar aos filhos.  A gente busca essa escuta sensível do repertório dos mais velhos, porque muitas dessas brincadeiras são riquíssimas”, diz Teresa.

Programação da Semana

1. Live com Roquinho Brincante - “Encontros para brincar: casinhas da natureza” 

Objetivo: potencializar o brincar em família e a riqueza da casa como elemento de vinculação cultural e afetiva, de aproximações e afinidades.

Data: 25/05, às 18h

Local: canal do Youtube da FEAC 

2. Sessão CinemAqui - “Brincar em Casa”, de Renata Meirelles

Documentário recém-lançado pelo Instituto Alana, que traz a perspectiva do brincar em tempos de pandemia.

Data: 26/05, às 18h00

Local: canal do Youtube da FEAC

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578