A 11ª Semana da Educação de Campinas visa mobilizar a sociedade para o diálogo sobre a educação pública,
colocando assim o tema em evidência e  reconhecendo que a educação deve ser um projeto de política pública,
contribuindo assim para um ensino/aprendizado cada vez melhor.

Em 2020, ano de eleições municipais, a Semana da Educação de Campinas se propõe junto ao
poder público, demais promotores das políticas educacionais e órgãos de representatividade social, contribuir com um
diálogo que apresente propostas técnicas de pesquisadores embasada na escuta dos professores e alunos.
Todas as atividades serão gravadas e/ou online, respeitando o panorama de pandemia em que ainda estamos.

Para 2020, o Comitê de Governança elegeu três desafios a serem apresentados: garantir a alfabetização na idade certa; superar a evasão no ensino médio e implementar tecnologias e metodologias ativas. É a partir desses temas que a 11ª Semana da Educação se organizou para evidenciar: voz dos alunos, voz dos educadores, voz dos especialistas , compromisso público.

Será feito um diálogo online com estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio e alunos que concluíram o ensino médio na rede pública a partir de 2018. A escuta será feita a partir de dois desafios: superar a evasão escolar no ensino médio e implementar tecnologias e metodologias ativas. O objetivo é construir um manifesto com as demandas e necessidades dos jovens levando-se em consideração o panorama pandêmico e pós pandêmico.

Acesse o Formulário
Por meio da articulação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, o objetivo é dialogar com educadores do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Campinas a respeito dos seguintes desafios: Garantir a alfabetização na idade certa; Superar a evasão escolar e Implementar tecnologias e metodologias ativas. As discussões serão online.

Acesse o Formulário

Apresentação de propostas objetivas por parte de especialistas de como podemos superar os desafios tratados nesta Semana da Educação, considerando o período pós pandemia.

Entrevista com os candidatos para compartilhamento das propostas políticas governamentais em relação a área da educação. As  propostas de educação dos candidatos a prefeito e vereadores serão divulgadas no site. Os manifestos dos estudantes e professores serão apresentados para os candidatos. O objetivo é que os candidatos estabeleçam um diálogo, de modo a incluir em seus projetos políticos as demandas por eles trazidas e reafirmem um compromisso político indicando o investimento em esforços para a superação dos desafios elencados a partir das pesquisas e diálogos da 11ª Semana da Educação.

Confira abaixo o Manifesto que apresenta as demandas e necessidades levantadas por professores e estudantes da rede pública de ensino de Campinas a partir das pesquisas, entrevistas e diálogos sistematizados pela 11ª Semana da Educação. 

Com este documento, nosso objetivo é estabelecer um diálogo com o poder público de modo a reafirmar o compromisso político e o investimento de esforços para a superação dos desafios elencados.

Acesse o manifesto

Ajude a Semana da Educação chegar em mais pessoas. Compartilhe em suas redes sociais.

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!

Saiba mais sobre a Semana de Educação
Documento de referência: PIC
Documento de referência: PME