Iniciativas desenvolvidas na Praça Dom Gilberto estimulam a participação da comunidade e contribuem para a melhoria da qualidade de vida

 (Por Ingrid Vogl)

Um lugar alegre e colorido de crianças. Assim estava a Praça Dom Gilberto, na região do Jardim Campo Belo, no sábado, dia 10 de agosto, quando o espaço recebeu o Mutirão Voluntário (MUVO) que agitou o local com brincadeiras para crianças e adultos.

A praça, de aproximadamente 4 mil m² que já existia, mas possuía apenas um campo de futebol e uma quadra de vôlei de areia, agora possui bancos, mesas, uma pista de skate, iluminação, pergolado, playground e uma academia ao ar livre. E o principal: a comunidade do bairro cada vez mais usa o espaço, seja para brincar, conviver ou praticar algum esporte.

A transformação da praça aconteceu a partir do projeto #Com_unidade, iniciativa da Fundação FEAC que que busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. 

O #Com_unidade possui três eixos: a criação de um lugar seguro; adequado para receber as atividades e autogerido pela comunidade. A primeira etapa do projeto teve início no segundo semestre de 2018, quando houve a identificação- por meio da metodologia da Acupuntura Urbana, que foi parceira técnica do projeto- dos potenciais para atuação nas intervenções da praça, a partir das demandas da comunidade. Para isso, foi realizado um Encontro dos Sonhos, quando os moradores tiveram a oportunidade de juntos decidirem as transformações que desejavam para a praça.

Após essa etapa, o projeto para as obras foi aprovado e adequado de acordo com os padrões da Prefeitura Municipal de Campinas, parceira do projeto: a FEAC contratou a mão de obra local para realização e o governo municipal disponibilizou os equipamentos que compõe o espaço. Paralelamente, foram realizadas ações pontuais, como a confecção de plaquinhas que estão espalhadas pela praça, o plantio de mudas e a construção do pergolado. O objetivo foi envolver a comunidade para que fosse despertado o sentimento de pertencimento do local.

Segundo Dione Barbieri, líder do #Com_unidade, o desafio da edição do projeto no Campo Belo é conseguir equalizar duas questões. “A primeira se trata da escala do projeto, já que a região do Campo Belo, com cerca de 65 mil moradores, é muito populosa em comparação a outros territórios que atuamos, além da praça ser a maior já tratada pela nossa equipe.  A segunda questão está ligada aos desafios sociais. Quando falamos de intervenção urbana não podemos deixar de lembrar que as cidades são feitas por pessoas e que cada comunidade tem uma complexidade diferente e específica”, ressaltou.

Cuidar e conscientizar

A partir de agora, o #Com_unidade entra na fase de conscientização da comunidade para que haja a construção de uma agenda de atividades na praça, e, além disso, para que os próprios moradores cuidem e mantenham a praça. E isso já é notado em qualquer despretensioso bate papo com moradores, como a Jaqueline Aparecida Jorge, que mora em frente à praça e toda a manhãs se dedica a lavar as lixeiras, retirar o lixo e emprestar bolas para as crianças que não levam o brinquedo para a praça.

“Eu e os moradores ficamos muito ansiosos pelas mudanças. Todo os dias acompanhamos os caminhões trazendo areia, concreto, e os homens cavando buracos. A gente participou de tudo, porque sempre foi um sonho ter essa praça estruturada do jeito que ela está hoje. Por isso, com o maior orgulho levanto cedo todos os dias para limpar aqui. Ajudo a cuidar e sinto como se fosse uma extensão da minha casa. Para meus filhos, Riquelme e Lara, a praça é o quintal de casa”, disse.

Para Divino Sebastião da Silva, empresário na área de construção civil e morador há 22 anos do bairro, mobilizar a comunidade para participar do projeto foi um desafio. “Quando a iniciativa foi apresentada, a comunidade estava desacreditada. Mas a FEAC começou a implantar o projeto e as pessoas foram vendo que o esforço era coisa séria. A partir daí, todo mundo abraçou a ideia: não só a população, como os comerciantes também.  E com a comunidade, FEAC e prefeitura, chegamos ao que se vê hoje: uma praça bonita e cheia de vida”, contou.

Segundo Divino, o próximo desafio já está sendo trabalhado: manter a praça cheia de pessoas de todas as idades com atividades variadas e conscientizar os moradores sobre preservar e cuidar do espaço que é deles e das futuras gerações.  A parte dele já está sendo feita, com campeonatos de futebol que Divino organiza com a participação de times de bairros da região.

MUVO

A missão da FEAC a partir de agora é apoiar as atividades pensadas pela e para a comunidade na praça. E a primeira ação nesse sentido foi a realização do MUVO, projeto que junto com o #Com_unidade tem como objetivo fortalecer o potencial de realização coletiva.

A proposta do Mutirão Voluntário foi levar uma gincana com brincadeiras como bambolês, pé de lata, pula corda, corrida do saco, peteca e um campeonato de futebol.

Para as crianças e adultos que participaram, a ação foi um prato cheio de diversão e alegria. Eloá dos Santos Bernardes Godoy brincou de bambolê e jogou peteca como gente grande. “Adorei as brincadeiras e vou ficar até o fim! O que mais gostei foi o bambolê, e vou brincar mais com ele porque quero ser ginasta quando crescer”, sonhou a menina de 7 anos.

A tia Sueli Fátima da Silva foi quem levou Eloá para a praça, depois de ouvir a música convidativa que vinha de lá. “Eu trouxe minha sobrinha porque ela fica muito sozinha. Mas agora com essa praça toda transformada, a gente vem sempre. Eu quero fazer academia ao ar livre todos os dias e enquanto faço isso, a menina pode brincar com outras crianças. Vai ser importante também pra conhecer mais pessoas do bairro, porque moro aqui há 17 anos e não conheço muita gente. Agora temos essa oportunidade”, planejou a moradora.

Diversão garantida

Os voluntários que participaram da ação levaram a sério o convite e se divertiram junto com as crianças. “Estou achando divertido demais. As crianças interagiram o tempo todo e acho importante tirá-los de casa, do celular e da internet.  Porque hoje muitas delas desaprenderam a brincar e isso é importante. E a gente brinca junto”, disse Rosana Carla Altero, consultora de imóveis.

Bola, bambolê, corrida do saco. Patrícia Rodrigues fez um pouco de tudo no MUVO e ainda ajudou a organizar a gincana de brincadeiras e limpar a praça. “Já participei de outros mutirões, mas dessa vez foi diferente, porque interagir com as crianças é melhor pra gente que pra elas. Saio daqui agradecida e energizada”, disse.

Para Marcela Doni, líder do MUVO, a iniciativa alcançou seu objetivo com sucesso. “A empolgação das crianças de ter uma praça nova, e de ter uma manhã com música, brincadeiras, pipoca e poder interagir com pessoas de outras áreas de cidade que foram até a praça voluntariamente para brincar com elas foi possível de ser sentida. O vínculo entre voluntários e moradores se estabeleceu facilmente e todos brincaram e se divertiram”, avaliou. 

Projetos

O #Com_unidade é uma iniciativa do programa Desenvolvimento Local que busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Fortalecer o potencial de realização coletiva é o desafio que move desde o início o projeto na comunidade.

O MUVO é um dos projetos que integra o Programa Cidadania Ativa, iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social. No MUVO, são realizadas ações de voluntariado por meio de mutirões que engajam, mobilizam e inspiram pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social. 

Saiba mais:

https://www.feac.org.br/cidadaniaativa/

https://www.feac.org.br/desenvolvimentolocal/