Empoderando populações

Um projeto apoiado pelo Programa Acolhimento Afetivo

O projeto  

Muitos meninos e meninas em acolhimento não retornam às suas famílias de origem nem são adotados, principalmente quando chegam à adolescência. Essa realidade faz com que esses jovens completem a maioridade em instituições de acolhimento e aos 18 anos precisam sair da instituição, independentemente de estarem ou não preparados. É um momento repleto de novos desafios e riscos para estes jovens trilharem vidas saudáveis e seguras. Para encontrar seu lugar no mundo eles precisam de apoio e perspectivas. 

E essa é a ideia do projeto: criar uma janela de oportunidade durante este sensível período de transição destes jovens em acolhimento que precisam deixar os abrigos ao completarem 18 anos. Oportunizar o desenvolvimento de habilidades, competências e o estabelecimento de referências positivas que contribuam com seu desenvolvimento pessoal e profissional, visando a autonomia e independência, minimizando os impactos desse momento de ruptura do acolhimento.

.

Objetivo

O objetivo geral do projeto “Trilhar” é assegurar a adolescentes com idade entre 15 (quinze) e18 (dezoito) anos, que estejam em serviço de acolhimento institucional do município de Campinas, o preparo e apoio necessários para o processo de transição da situação de acolhimento para a vida autônoma e inserida na comunidade.

Impacto Social

Jovens preparados para o desligamento do serviço de acolhimento com projetos de vida que garantam acesso ao mundo do trabalho, moradia digna, uso consciente do dinheiro, apropriação da cidade e efetivamente viabilizem o exercício de uma vida autônoma.

Como funciona o projeto

Atuação

O projeto Trilhar trabalha com um olhar individualizado para cada jovem em processo de desacolhimento. O trabalho com estes jovens começa preferencialmente aos 15 anos, deforma a criar um percurso de 3 anos de preparação para a transição. 

As ações estão organizadas em quatro pilares – trabalho, moradia, uso consciente do dinheiro e cidadania. A expectativa é contribuir para desenvolver capacidades e competências nestes pilares fundamentais para a vida autônoma através de atividades realizadas de forma coletiva pela equipe técnica e de forma individualizada pelos mentores voluntários. Os mentores são referências positivas e afetivas que aumentam significativamente as perspectivas de uma melhor transição para a vida autônoma destes adolescentes. Em outras palavras, o mentor é alguém a quem o jovem pode vir a recorrer em um período de tantas mudanças. 

A equipe e os mentores atuam de maneira ativa e articulada junto com os jovens na busca por oportunidades de formação, de trabalho e alternativas de moradia. Os jovens participantes têm a responsabilidade de gerir uma “ajuda de custo” disponibilizada pelo projeto e aprendem na prática como gerir seus recursos. O projeto propõe uma série de atividades que auxiliam e criam oportunidades práticas de utilização de transporte coletivo, acesso a serviços públicos e atividades de cultura e lazer, aquisição de produtos e serviços e auto-organização. A equipe do projeto e os mentores seguem acompanhando os jovens após o desacolhimento atuando como um ponto de apoio e permitindo a avaliação da efetividade do processo do projeto. 

  • Público atendido: adolescentes entre 15 e 18 anos em serviços de acolhimento institucional.

  • Perfil: adolescentes em acolhimento que não puderam retornar para o convívio com sua família biológica e que também não tiveram a oportunidade de serem adotados, permanecendo na instituição de acolhimento até a maioridade.

 Resultados e impactos sociais

O Projeto Trilhar, em execução desde 2018, já atendeu 38 adolescentes na faixa etária entre 15 e 18 anos com previsão de término em abril/22.  Já contamos com os seguintes resultados:

33

Adolescentes em acompanhamento

18

Jovens já saíram do serviço de acolhimento (por maioridade)

14

Jovens inseridos no mercado de trabalho

18

Parceiros institucionais atuantes no projeto.

Quero saber mais

Para saber mais informações sobre este e outros projetos em ação da Fundação FEAC, tirar suas dúvidas ou contribuir com uma sociedade mais justa, clique no botão abaixo e fale com a FEAC.

Parceiro executor

Parceiros apoiadores

Parceiros do projeto

Matérias recentes

Para saber mais informações sobre este e outros projetos em ação da Fundação FEAC, tirar suas dúvidas ou contribuir com uma sociedade mais justa, clique no botão abaixo e fale com a FEAC.

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!