Amamentar para proteger e prevenir doenças futuras. Este é o incentivo que se pretende gerar entre os cerca de 260 familiares das crianças atendidas pela Casa da Criança Meimei que participam de uma formação promovida graças à parceria entre a creche e o Distrito de Saúde Norte. A expectativa é estimular as mães a amamentarem seus filhos até pelo menos os seis meses, mesmo com a criança já matriculada na creche, com orientações de como o leite deve ser coletado, armazenado e transportado até a instituição.
A formação acontece na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 7h30 na Meimei (Av. Francisco José de Camargo Andrade, 959, Castelo, Campinas/SP) e será comandada por Cláudia Maria Monteiro Sampaio, pediatra na rede básica de saúde (Centro de Saúde Rosália) e responsável pelas capacitações na área da criança no Distrito de Saúde Norte.
Segundo a pediatra, o objetivo da formação é esclarecer dúvidas sobre a amamentação e reforçar a importância de se manter exclusivamente o aleitamento materno até os 6 meses de vida. “Principalmente quando as crianças começam a frequentar a creche, elas ficam mais expostas, junto com outras crianças, a doenças como viroses, e neste sentido o leite materno faz toda a diferença. Amamentar é como se a mãe vacinasse o tempo todo o bebê”, explicou.
A formação também pretende orientar as mães sobre o processo de coleta, armazenagem e transporte do leite até a creche. Cláudia Sampaio garante que o procedimento é simples e fácil e visa proporcionar segurança à mãe e qualidade ao alimento a ser administrado à criança.
Benefícios
Segundo preconiza a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, o recomendado é que a criança se alimente exclusivamente do leite materno até os 6 meses de vida e, depois disso, permaneça recebendo o aleitamento materno como complementação alimentar até os 2 anos ou mais. A partir do sexto mês, deve ser introduzida a alimentação complementar, que visa suprir as necessidades calóricas da criança, com a introdução de sucos e papas de fruta, além da papa principal, sem a necessidade de oferecer fórmula ou mamadeira.
Cláudia Sampaio enumerou diversos benefícios que o aleitamento materno proporciona à criança. Segundo a pediatra, até os 6 meses de idade, nem mesmo a água é necessária, já que o leite materno, do ponto de vista nutricional e imunológico, tem tudo o que o pequeno necessita.
Outro ponto importante do aleitamento materno é com relação às doenças crônicas que a falta da amamentação pode acarretar. De acordo com a especialista, existem vários estudos pediátricos que comprovam que a introdução precoce da alimentação gera um risco maior de obesidade, doenças alérgicas e outros males na vida adulta. “Bebês que prolongam a amamentação materna têm menos risco de desenvolverem doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, doença celíaca. Esta proteção é levada para a vida adulta”, concluiu.
Trabalho em rede
A aliança estabelecida com equipamentos de saúde é resultante de ação promovida pelo programa Primeira Infância em Foco (PIF), da Fundação FEAC, do qual a Meimei é uma das instituições participantes.
A formação sobre aleitamento materno é a primeira de uma série de encontros que devem ocorrer durante todo o ano com familiares e educadores da creche. As qualificações serão comandadas por profissionais da rede municipal de saúde com temas que abrangem cuidados básicos, higiene, prevenção de doenças diversas, entre outros, relacionados ao universo infantil.
Segundo Maiara Alessa Neves Marques, assistente social da Meimei, os temas a serem abordados serão definidos a partir das demandas vivenciadas na rotina dos familiares e da instituição, principalmente focados na falta de informações das famílias, em especial em relação aos serviços que o Centro de Saúde pode oferecer.
“Nosso projeto pedagógico acredita no envolvimento da família potencializado pelas parcerias intersetoriais. A gente entende que é importante não só cuidar da criança, mas também alcançar a família e o território onde vivem e para isso, a integração de saúde e educação é fundamental”, disse Maiara.
Informações:
Casa da Criança Meimei
(19)3241.1622/5888