Mobilização pela Educação entra em sua segunda fase e divulga a 9ª Semana da Educação de Campinas
Conectar educação, superar desafios. Este é o slogan da Campanha Mobilização pela Educação que teve início no primeiro semestre de 2018, no mês de junho, e tem seu ápice com o anúncio da 9ª edição da Semana da Educação de Campinas. A partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, as peças publicitárias serão divulgadas por diversos meios de comunicação. O evento acontece de 22 a 29 de setembro e reúne 26 atividades gratuitas e abertas ao público em vários locais da cidade (confira a programação completa: https://www.feac.org.br/semanaeducacao2018/)
A Campanha Mobilização pela Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC, por meio do Programa Educação, que convida a sociedade a se mobilizar por uma educação cada vez melhor. Além disso, pretende ampliar o entendimento sobre o tema e evidenciar que o desenvolvimento de um país e a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária estão diretamente ligados aos investimentos na educação.
A intenção, com a promoção da campanha, é mostrar que investir em educação garante melhores resultados nas mais diferentes áreas como economia, saúde, segurança, cidadania, geração de empregos e efetividade nos gastos públicos.
Conceito criativo
Para representar as múltiplas conexões que a educação estabelece com áreas como economia, saúde, segurança e cidadania que colaboram com o desenvolvimento social, o elemento central da campanha é a cama de gato que simboliza, de forma lúdica, cooperação e elos interligados.
Brincadeira feita com barbante, a cama de gato envolve participantes que passam entre os dedos o cordão que tem suas pontas ligadas, criando várias armações que eles trocam entre si.
Ao adotar a cama de gato, as peças da campanha transmitem mensagens como a importância do envolvimento e colaboração de todos, da possibilidade de compartilhar conhecimentos e do potencial da educação para superar desafios.
Estratégia
Em 2018, a campanha tem dois momentos distintos, com a primeira fase, que aconteceu entre junho e agosto, em que a Campanha foi divulgada nos ambientes digitais (Facebook, Instagram, Youtube) para impactar o público sobre a educação e suas diversas conexões. Neste momento, peças foram criadas para instigar as pessoas a interagirem com os conteúdos, já preparando o público para a fase seguinte.
A segunda fase será veiculada a partir de setembro, quando é divulgada a Semana da Educação de Campinas por meio de campanha digital e de massa (TVs, Rádios, Jornais, Revistas, Outdoor, entre outros canais), apresentando o evento e convidando a sociedade a se engajar e participar da 9ª edição do calendário temático.
Para a realização da Campanha de Mobilização pela Educação, a FEAC contou com diversos parceiros, como TAGCom – agência de comunicação, responsável pelo conceito criativo, além da Páprika Filmes, Studio Imagem do fotógrafo Touchê, MSG Audio Design, além de empresas de comunicação que irão divulgar as peças da Campanha.
Já são mais de 10 parceiros de mídia: EPTV Campinas, JML/Imediata, Revista Prado, Record, VTV, TV Bandeirantes, Elemídia, GM7, Antena 1, Rádios Educadora FM, Band AM e Nativa, entre outros em fase de captação.