Somos todos diferentes
Dar visibilidade à pessoa com deficiência. Esse é o objetivo principal da campanha ‘Reveja seus Conceitos’, que foi lançada no final do mês de maio.
Divulgada desde 2017, abordando que as barreiras existentes não propiciam a inclusão, a campanha continua neste ano provocando a reflexão para fazer com que a população reveja seus conceitos a respeito da pessoa com deficiência. Com o conceito ‘Somos todos diferentes’, a nova fase conta com diversos personagens que colocam em pauta a inclusão de um jeito diferente, por meio de situações cotidianas que quebram estereótipos ao mostrar as individualidades com suas questões em comum e também diferenças.
A campanha publicitária surgiu da parceria entre o Programa Mobilização para Autonomia (MOB), da Fundação FEAC, junto a agência SALA. A 1ª fase contou ainda com a FACAMP, Faculdades de Campinas, que na época envolveu alunos do 2º ano do curso de Propaganda e Marketing, coordenados pelos professores da disciplina Propaganda IV, Fábio Wanderley e Leopoldo Azevedo – também sócios na agência SALA.
Será veiculada nas diversas mídias como rádios, TVs, outdoors, jornais, além de sites, redes sociais e outras mídias online. Alguns veículos gentilmente cederam espaços para divulgação no período de comunicação de massa que vai de 04 de junho a 30 de agosto, entre eles EPTV; Portal Campinas.com; rádio Educativa, além do Iguatemi Campinas e SIM Media.
A campanha contará com uma forte presença digital e este ano adota as hashtags oficiais #revejaseusconceitos e #somostodosdiferentes.
“Nada sobre nós, sem nós”
Dar voz à pessoa com deficiência é a principal premissa que norteia a campanha. Respeitando o lema “Nada sobre nós, sem nós”, que traduz o conceito de participação plena das pessoas com deficiência, a campanha promove o protagonismo através dos personagens. Participaram do elenco principal: Mayara Cristina Ferreira e Kevily Vitoria Rocha (deficiência visual), os irmãos Marcos Justino e Lucas Justino (deficiência auditiva), Rafael Godoi e Luis Felipe Gagliardi (síndrome de down), Maria Vitória Felício e Maria Eduarda Carvalho (deficiência física).
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, ou seja, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência (visual, auditiva, motora ou mental/intelectual). Porém, a realidade mostra que ainda existe o desafio da inclusão, que encontra barreiras não só na acessibilidade física, mas depende de mudanças atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, sociais e legislativas.
As dificuldades muitas vezes são criadas pela forma como a sociedade lida com as diferenças e não pelas limitações funcionais, como revela o Dossiê das Intolerâncias nas Redes, levantamento da agência Nova/SB, que indica que em 2017 cerca de 90,1% dos 45.873 comentários nas redes sociais foram feitos de forma maldosa à pessoas com deficiência.
Para romper com os preconceitos e tratar da inclusão plena na sociedade, a campanha busca promover a solidariedade incentivando a cidadania e participação social das pessoas com deficiência, contando com uma sociedade consciente e que compreende que todos têm suas capacidades e podem fazer tudo dentro dos seus limites.
“A campanha tem o papel de diminuir o estigma relacionado à pessoa com deficiência, além de dar visibilidade a questão e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Também nos mostra que todos somos seres singulares e não há possibilidade de nos encaixar em categorizações. Portanto, somos todos diferentes”, comentou Regiane Fayan, líder do Programa Mobilização para Autonomia (MOB).
Confira:
www.revejaseusconceitos.org.br
Programa Mobilização para Autonomia (MOB)
O Programa Mobilização para Autonomia (MOB) é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em soluções com o objetivo de assegurar a inclusão efetiva das pessoas com deficiência. Se dedica a romper barreiras para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.
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