A Coalizão pelo Impacto – iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto – marca o início de suas atividades em Campinas, com eventos nos dias 16 e 17 de agosto. A Fundação FEAC e a Fundação Educar, investimento social da Companhia DPaschoal, são parceiras estratégicas do programa, que é uma correalização do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e a Somos Um. Outros parceiros estratégicos são: Cosan, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

Até 2026, a Coalizão pelo Impacto aportará R$ 29 milhões para potencializar simultaneamente, em parceria com organizações locais, ecossistemas de investimentos e negócios de impacto em cidades das cinco regiões do Brasil. Além de Campinas, fazem parte do projeto Brasília-DF, Fortaleza-CE, Belém-PA, Paranaguá-PR e Porto Alegre-RS.

Negócios de impacto são modelos de negócio que podem ajudar a resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar às políticas públicas e ações do terceiro setor. Trabalhando diretamente com organizações que apoiam empreendedores – incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, hubs de negócios, instituições de Ensino Superior, entre outros – a Coalizão pelo Impacto tem como meta fortalecer sua atuação e apoiar até 600 negócios de impacto.

Mobilização em rede  

Isabela Pascoal Becker, Diretora Executiva da Fundação Educar, destaca a importância de ações articuladas para promoção de novos modelos de negócio que gerem impacto socioambiental positivo. “A Fundação Educar acredita na potência da mobilização em rede e da participação da iniciativa privada no desenvolvimento do empreendedorismo de impacto. Por conhecer a reputação exemplar do ICE há muito tempo, como membro do conselho, e tendo Campinas como o local onde nossa família começou a empreender há mais de 100 anos, fazia todo o sentido sermos um dos investidores e fomentadores”, afirma.

Ela também ressalta o potencial de Campinas: “Acreditamos no potencial empreendedor da cidade e compartilhamos da necessidade urgente de reinventarmos e promovermos modelos empreendedores capazes de resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar a políticas públicas e à ação do terceiro setor”, conclui.

O Superintendente Socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, observa que no Sudeste, o único polo de desenvolvimento participante da iniciativa será o da cidade de Campinas. “A ideia é termos mais e melhores negócios que ajudem na resolução de problemas sociais e ambientais. Campinas é uma cidade conhecida pelo desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo. Temos certeza de que todo o conhecimento acumulado na região poderá criar soluções que ajudem na superação dos desafios sociais e ambientais que enfrentamos”, afirma. 

Campinas: um polo de inovação e tecnologia 

Segundo Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE e coordenadora da Coalizão pelo Impacto, a iniciativa irá contribuir para que diferentes atores do ecossistema de Campinas adotem lentes de impacto em sua atuação. “É um ecossistema robusto com universidades e centros de pesquisa de ponta, incubadoras e aceleradoras fomentando negócios de base tecnológica, um setor público engajado e um setor privado forte. Juntos podemos contribuir para criar e fortalecer negócios que contribuam para a resolução de problemas sociais e ambientais complexos. Estamos muito felizes por contar com parceiros tão relevantes.”

Em Campinas, a chegada da Coalizão tem suas atividades coordenadas pelo Impact Hub São Paulo e já conta com apoio da PUC-Campinas. Por meio do seu Centro de Economia e Administração (CEA) e de seu programa de inovação, Mescla, a universidade oferecerá suporte de espaço físico para coworking, além de mentorias, qualificação e formação a empreendedores sociais. O Mescla foi inaugurado no início de 2020 para incentivar a inovação entre estudantes e aproximar alunos, professores, pesquisadores e empresas do desenvolvimento de novos projetos de interesse social. 

A diretora do CEA, Camila Brasil Campos, afirma que os negócios de impacto são parte do projeto pedagógico do curso, que oferece também um mestrado na área de sustentabilidade. “Um dos diferenciais que nós temos é justamente esse olhar para as questões socioambientais. Os negócios de impacto estão muito alinhados com a missão da universidade. São parte da formação dos nossos alunos. Para que eles pensem numa atuação diferenciada na área dos negócios e nos problemas socioambientais, que são muitos”, diz Camila. 

O lançamento oficial em Campinas será no dia 16 de agosto, às 9h, no espaço do Mescla, na PUC-Campinas. Inscrições para esse encontro, que é gratuito e aberto a qualquer pessoa ou organização interessada, podem ser feitas aqui.

Na quarta-feira, 17, acontecerá o encontro sobre temática “Negócios de Impacto Socioambiental” aberto a alunos e professores das universidades de Campinas, também no espaço do Mescla, na PUC-Campinas

Serviço

Evento de Lançamento da Coalizão pelo Impacto

Quando: 16 de agosto, das 9h às 11h

Onde: Espaço Mescla | PUC Campinas – Campus I, Prédio H-11. Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516.

Inscrições pelo link: https://bit.ly/CampinasCoalizaopeloImpacto

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578