Instituto Estre e  Escola Estadual Culto à Ciência são convidados para compartilhar conhecimento e experiências

Abordar o desafio de trabalhar o tema educação ambiental na escola é a proposta do Conecta Educação deste mês de abril, que acontece na quarta-feira, 26, na Fundação FEAC. Com o tema “Educação ambiental nos espaços de educação formal”, o evento gratuito traz o Instituto Estre e a Escola Estadual Culto à Ciência para debater práticas educativas com foco na conscientização socioambiental.

A ideia é evidenciar tais práticas por meio do diálogo, com educadores e toda a sociedade, sobre a importância de estimular e preparar os jovens para colaborarem com a superação dos desafios socioambientais.

Dividido em dois momentos, o encontro começará com uma apresentação sobre o tema, focada na ‘Educação Ambiental nos espaços de educação formal e seus desafios’ com a convidada Alciana Paulino, gestora de educação do Instituto Estre. Logo depois, as professoras da E.E Culto à Ciência, Aloísia Laura Moretto e Cláudia Carla Caniati,  serão convidadas a apresentar o projeto ‘Da Nascente, Água Corrente: a História e Destino de uma Mina’, um caso prático que é desenvolvido pelos alunos da escola.

Alciana Paulino pretende tecer um diálogo com o público sobre os desafios que os espaços de educação formal têm em trabalhar com a educação ambiental. “Todos os espaços de educação formal do país devem desenvolver conteúdos e práticas de educação ambiental. Seguindo as normas estabelecidas, isto deve ser feito de modo transversal e interdisciplinar. Mas em quais desafios esbarramos quando queremos desenvolver projetos de Educação Ambiental na escola? Por que são tão importantes para uma educação cidadã?”, refletiu a gestora de educação do Instituto Estre. Para o Instituto, que investe em projetos que formam cidadãos capazes de interferir no mundo onde vivem, a educação é um caminho para a sustentabilidade.

A inspiração prática da noite vai ficar por conta da experiência inovadora do projeto da E.E Culto à Ciência, que será apresentado pelas docentes Cláudia e Aloísia. Caberá a elas mostrar como é possível executar na prática ações que exercitam o protagonismo juvenil no âmbito das práticas socioambientais. Após os alunos identificarem uma nascente de água localizada no subsolo do auditório da escola, foi desenvolvida uma disciplina eletiva pelas professoras de biologia e química para o estudo da descoberta. Assim, os jovens buscaram alternativas por meio de ideias sustentáveis de armazenamento, preservação e uso racional da água em benefício da comunidade local. A iniciativa ganhou diversos prêmios no Brasil e no Chile.

Após as apresentações, o público será convidado a participar de um debate, interagindo com os convidados por meio de perguntas e compartilhando experiências.

Conecta

Com apoios da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas, o Conecta Educação  faz parte do projeto Semana da Educação, que compõe o Programa Educação da Fundação FEAC.

O Conecta Educação tem como objetivo discutir assuntos relevantes do atual cenário educacional com temas que devem nortear os eventos da 9ª Semana da Educação de Campinas, que está planejada para acontecer de 22 a 29 de setembro de 2018.

O Programa Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em projetos que contribuem para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Serviço: Conecta Educação –  ‘Educação ambiental nos espaços de educação formal’

Data: quarta-feira, dia 26 de abril

Horário: 19h

Local: auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)

Informações: (19) 3794-3512

Evento gratuito e aberto ao público, com vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. Certificados de participação serão emitidos posteriormente a quem solicitá-los.

As convidadas

Alciana Paulino é gestora, educadora e ativista. Lidera os programas e projetos de Educação Ambiental do Instituto Estre, desde 2012, e é Conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FUNBEA). Cientista Social, formada pela Universidade de São Paulo e com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – em andamento), já tem um livro publicado, Escolas Sustentáveis –  editado pela Oficina de Textos.

Claudia Carla Caniati é licenciada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). Em 2016 concluiu a Pós Graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade São Luis – Jaboticabal. Atua como professora de Biologia na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo desde 1994.

Aloísia Laura Moretto é bacharel e licenciada em química pela Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se em 1987. Tem a titulação de Mestre em Química Orgânica (1992, UNICAMP) e Doutora em Química (2001, UNICAMP). Atua como professora de química na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo desde 1990.