Iniciativa da 11.ª Semana da Educação de Campinas tem o objetivo de fortalecer a mobilização em torno do tema, na perspectiva das políticas públicas

No contexto das eleições municipais de 2020, a 11.ª Semana da Educação de Campinas apresenta o projeto “Fala Candidato – Propostas para a Educação”, que resultou numa série de entrevistas com candidatos a prefeito de Campinas nas quais eles apresentam suas ideias e propostas para a educação pública do município.

A iniciativa alinha-se com os objetivos da 11.ª Semana da Educação, que acontece de 19 a 23 de outubro: contribuir para a mobilização da sociedade em torno da pauta da educação enquanto política pública, fomentando o diálogo e colocando o tema em evidência.

Nesse sentido, os candidatos foram convidados para participar de uma entrevista individual para expor suas ideias e propostas sobre temas-chaves relacionados à educação pública em Campinas.

Todos os candidatos habilitados a concorrer à Prefeitura na segunda quinzena de setembro foram convidados e aceitaram participar do projeto, resultando em 14 entrevistas gravadas entre 28 de setembro e 8 de outubro.
A exemplo de outras atividades da Semana, as entrevistas foram gravadas em programa de videoconferência, em respeito à necessidade de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19.

O material está publicado no youtube da Fundação FEAC ( https://www.youtube.com/playlist?list=PL7J_kZJZ6yexx8cEsnVj850K_Of3D9hML ) no site da 11.ª Semana da Educação de Campinas (semanadaeducacao.org.br) e redes sociais, com acesso aberto a todos os interessados. No entanto, se alguma candidatura for cassada pela Justiça Eleitoral após a publicação, o respectivo vídeo será retirado do ar.

O conteúdo das entrevistas visa informar ao público as propostas dos candidatos para a educação. As informações e opiniões apresentadas são de exclusiva responsabilidade do entrevistado e não representam a opinião do Comitê de Governança da 11.ª Semana da Educação de Campinas, composto pela Fundação Feac, Fundação Educar DPaschoal, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio das Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas.

Metodologia

Os candidatos a prefeito responderam a sete perguntas, relacionadas à educação pública do município, consensuadas pelo Comitê de Governança da 11.ª Semana da Educação de Campinas.

Além disso, as perguntas estão alinhadas com os três desafios que norteiam os debates e atividades da 11.ª Semana da Educação de Campinas, conforme definição do Comitê de Governança: garantir a alfabetização na idade certa; superar a evasão no ensino médio e implementar tecnologias e metodologias ativas.

A duração da entrevista foi igual para todos – no máximo 30 minutos – e os candidatos foram orientados a se ater aos temas da área da educação.

A educação como política pública

As entrevistas compõem um diversificado painel de propostas para a educação em Campinas, a partir das perguntas feitas aos candidatos.

As perguntas abordaram os seguintes temas: plano de governo para a educação; propostas para recuperação da aprendizagem real e enfrentamento da evasão no contexto da pandemia de Covid-19; prioridades de investimento, considerando o Plano Municipal de Educação; atendimento da demanda por creche; regime de colaboração entre o município e o governo estadual; implementação do Plano para a Primeira Infância de Campinas e estratégias para a implementação de metodologias pedagógicas alinhadas com as demandas do século XIX e capazes de promover a autonomia e a participação dos estudantes.

Entre as propostas apresentadas pelos candidatos estão o aumento da oferta de vagas em creche, a implementação de programas de educação em tempo integral, o fortalecimento da educação básica pública com instituições de ensino superior e centros de pesquisa baseados no município, o fortalecimento da infraestrutura tecnológica das escolas e a intensificação do diálogo com as comunidades.

Consulta a candidatos a vereador

O projeto “Fala Candidato” inclui também uma consulta realizada a candidatos a vereador sobre suas propostas para a área da educação. O material será divulgado até o dia 23 de outubro no site da Semana da Educação.

A consulta foi feita por meio de formulário online, enviado a representantes de partidos que possuem candidatos a vereador em Campinas que se incumbiram de repassar aos candidatos. A participação na consulta foi facultativa.

O objetivo foi identificar as propostas relacionadas à educação que os políticos pretendem priorizar e desenvolver caso se elejam para a Câmara dos Vereadores.

Confira as entrevistas com os candidatos: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7J_kZJZ6yexx8cEsnVj850K_Of3D9hML

https://www.feac.org.br/semanadaeducacao2020/