A Fundação FEAC apresenta hoje durante um café da manhã especial para a imprensa, em Campinas, os planos e diretrizes para 2023. Na ocasião, a instituição anunciará um investimento social no município de R$ 31,1 milhões, que pretende impactar mais de 80 mil pessoas.

Também está na pauta do café da manhã uma iniciativa que vai estreitar ainda mais a relação da FEAC com a imprensa e incentivar o trabalho jornalístico comprometido com a realidade social de Campinas. A novidade é a volta do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo, que foi interrompido pela pandemia, e será retomado em fevereiro de 2023, para a realização de sua 23ª edição.

Nova organização

O novo ciclo de ações incluirá a reformulação na estrutura de programas e núcleos da FEAC, que passa a ter seis programas para atender cinco públicos em situação de vulnerabilidade social, e cria o núcleo Especialidades, formado por especialistas que contribuirão com os programas em temáticas específicas.

Visando um investimento social assertivo, a Superintendência Socioeducativa da Fundação FEAC organizou os seus programas com base em cinco públicos específicos:

  1. Crianças e Adolescentes.
  2. Juventudes.
  3. Pessoas em Situação de Acolhimento Institucional.
  4. Pessoas com Deficiência.
  5. Pessoas em Geral em Situação de Vulnerabilidade.

Cada um deles será atendido, de acordo com sua demanda, por projetos e ações dos seis programas FEAC:

Primeira Infância em Foco.

Juventudes.

Acolhimento Afetivo.

Mobilização para Autonomia.

Fortalecimento de Vínculos.

O sexto programa é o Cidadania e Impacto Social (CIS), que atuará como suporte aos demais no fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSC) parceiras, no desenvolvimento de parcerias com outras instituições e empresas, no estímulo ao voluntariado e no engajamento de pessoas com foco nas causas dos outros cinco programas.

Inteligência social

Em 2022, a FEAC implementou o seu próprio Sistema de Gestão de Programas e Projetos, que garante um processo de elaboração, análise, aprovação, monitoramento e avaliação totalmente digitalizado, capaz de gerar dados para a tomada de decisões mais acertadas.

Os aprendizados obtidos ao longo de 2022 vão ajudar no aperfeiçoamento do sistema e na implantação de práticas de transparência e agilidade, preparando a instituição para 2023, quando todas as organizações parceiras da FEAC acessarão recursos financeiros por meio de projetos.

A mudança, iniciada em 2018, se consolidou este ano e marca um novo ciclo de trabalho, sintonizado com as melhores práticas no setor, priorizando o investimento sistemático, planejado e mensurável.

“Essa nova configuração de trabalho foca em um planejamento consistente e no controle e otimização dos recursos empregados, aproximando a FEAC cada vez mais de sua visão institucional, que é ‘contribuir para uma sociedade justa e sustentável, com igualdade de oportunidades a todos’”, afirma Jair Resende, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC.

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Em 2022, a FEAC figurou entre as cinco organizações da sociedade civil que mais doaram a causas sociais, em levantamento do Monitor de Doações, que é atualizado diariamente pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578