A Fundação FEAC lançou, em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, o percurso formativo Novo Olhar. O objetivo é oferecer a profissionais de 33 escolas de educação infantil de Campinas (SP), parceiras da FEAC, uma ampla formação de qualidade, para que tenham acesso ao que de mais moderno existe em termos de pedagogia infantil. Ao todo, 438 pessoas  entre diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras  estão participando do projeto. O aprendizado, que se estenderá por todo o ano, será muito importante para o momento em que as escolas reabrirem. 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Campinas foram suspensas em 23 de março de 2020 e ainda não voltaram. As 6.600 crianças que frequentam as 33 unidades escolares parceiras da Fundação FEAC, no entanto, encontrarão no retorno às aulas um corpo escolar preparado para lidar com os desafios trazidos pelo longo período sem o ensino presencial. 

“Abrimos diferentes temas para criar possibilidades de aprofundamento. Vamos ter abordagens temáticas mais práticas, como a questão da pesquisa como ferramenta para educação das crianças e o papel dos professores como pesquisadores. Também falaremos sobre a importância de preparar o espaço físico da escola para receber os alunos”, diz Roberta Rocha Borges, coordenadora técnica da formação, professora de pós-graduação na Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisadora do Nepp. 

Escuta 

percurso formativo Novo Olhar foi desenvolvido pelo Programa de Estudos em Políticas Públicas para Educação Infantil (Peppei) do Nepp/Unicamp. processo envolveu um período de escuta, no segundo semestre do ano passado, dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores, para que pudessem apontar exatamente quais temas gostariam de aprofundar, a partir do contexto real da escola.  

O uso dessa metodologia de construção se deve ao fato de os trabalhos e estudos desenvolvidos pelo Peppei fundamentam-se na Prática Democrática, que constitui uma forma de governança participativa. 

“A formação está provocando uma mudança em mim. Eu olhava a criança como um todo, mas nunca pensei em como detalhes são tão importantes, como faz diferença olhar as minúcias do que ela faz”, relata a professora Viviane Teixeira Macedo, que está participando do percurso formativo do Novo Olhar, e atua no Centro Educacional Irmã Maria Angela, no bairro Vila Georgina. 

Já Teresinha Klainpedagoga e analista de projetos do Programa Primeira Infância em Foco (PIF), da FEAC, ressalta que tão logo o distanciamento não seja mais um impeditivo, veremos nossas crianças nos espaços escolares, exercendo seu direito à um cotidiano rico em oportunidades de desenvolvimento, com equidade e respeito ao ritmo de aprendizagem de cada um, em sua singularidade”. 

Sobre a Fundação FEAC 

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais. 

Mais informações 

Fundação FEAC 

Camila Mazin – Analista de Comunicação 

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578