Oficina gratuita acontece dia 30 de junho, 9h, na Fundação FEAC
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.feac.org.br/motiva
Mobilizar recursos é uma das principais demandas que desafia as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Pensando em aprimorar essa habilidade e contribuir com a geração de receitas para projetos sociais, a Fundação FEAC promove o Motiva a Captar. A formação para quem quer ter um conhecimento mais direcionado nessa temática será realizada no sábado, dia 30 de junho, às 9h, no auditório da Fundação FEAC. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo endereço https://www.feac.org.br/motiva.
O encontro será conduzido por Marília de Lima, palestrante especialista em projetos e eventos para as áreas criativas e sociais e diretora da ECOOA Cursos Online. Ela pretende mostrar os vários caminhos para mobilização de recursos e respectivas viabilidades, além de apresentar sugestões para elaboração de um bom plano de captação que possa gerar resultados positivos.
“A captação de recursos é uma maneira confiável e popular para coletar doações de pessoas e empresas para a estabilidade financeira das organizações. Porém, o termo Captação de Recursos dentro destas organizações não deve ser visto somente como o ato de buscar os patrocinadores, e sim como um processo. Deve ir além, e criar antes de tudo um planejamento anual com as inúmeras possibilidades de captação. Deve ser criado um projeto onde devem ser definidos prazos, objetivos, metas e todas as necessidades. Organizar, preparar e avaliar são palavras fundamentais nesse processo”, explicou.
Ampla formação
Mais do que uma alternativa de atuação dos voluntários em instituições sociais, a formação é uma oportunidade para que as equipes das entidades tenham mais informações sobre mobilização de recursos, observou Marcela Doni, técnica responsável pelo Motiva.
“Esta é uma chance não só para voluntários aprenderem uma nova forma de atuar e apoiar as OSCs, mas também, para que as instituições encaminhem profissionais e voluntários para aperfeiçoar sua área de captação de recursos”, afirmou.
Motiva direcionado
O Motiva a Captar faz parte das formações temáticas de uma série de encontros para voluntários que a FEAC já realiza, em geral, bimensalmente. Segundo Marcela Doni, a ideia é que os encontros temáticos qualifiquem ainda mais a formação oferecida a quem pretende desenvolver trabalho voluntário.
“Um dos benefícios para o voluntário é o enriquecimento do aprendizado e a possibilidade de inovar seu trabalho, já que a ação terá ainda mais impacto social com uma formação mais direcionada”, explicou Marcela.
O Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários) é um dos projetos do Programa Cidadania Ativa, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.
Serviço: Motiva a Captar – Formação de voluntários para captação de recursos
Data: sábado, 30 de junho
Horário: 9h
Local: Auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Sousa Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Inscrições gratuitas
Informações: https://www.feac.org.br/motiva