Estimular a generosidade e a cidadania, esse é o grande propósito do Dia de Doar, uma mobilização mundial que promove um país mais solidário por meio da conexão de pessoas a causas, tornando a doação um hábito contínuo.

No Brasil, a mobilização é liderada pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, em parceria com o Instituto Mol e o Movimento por uma Cultura de Doação, e acontece na sequência da BlackFriday, sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

No sentido de fomentar a cultura de doação para causas e organizações, Campinas integrou o Dia de Doar ao calendário oficial municipal, o que amplia a visibilidade do movimento, a participação das pessoas e favorece que a doação seja reconhecida como uma importante prática que contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, afirma que o reconhecimento do Dia de Doar representa um avanço na cultura de solidariedade do município, “O Dia de Doar fortalece a conexão entre doadores e Organizações da Sociedade Civil (OSC), estimulando os cidadãos a se envolverem ainda mais na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e solidária”.

​Doações fortalecem organizações

A Fundação FEAC lidera há três anos o Dia de Doar em Campinas com o objetivo de incentivar a doação às OSC e comunidades. Daniela Vieira, coordenadora do Programa Cidadania e Impacto Social, acredita que a oficialização da data contribui para a consolidação do movimento. “A cultura de doação ganhará mais força e visibilidade. Essa mobilização permite que as organizações tenham mais recursos para realizar suas atividades e impactar positivamente a vida das pessoas e das comunidades, e estimula a conscientização, permitindo que pessoas e empresas participem ativamente de iniciativas para uma sociedade mais justa e inclusiva”, diz.

Para incentivar a campanha, a FEAC distribui materiais de comunicação e caixas de coletas às OSC, empresas e estabelecimentos comerciais que desejam promover campanhas de arrecadação. Além de mobilizar pessoas e empresas a doarem alimentos, roupas e recursos financeiros.

A última edição impactou positivamente mais de 1.400 crianças, jovens, adultos e idosos de 11 OSC. Cerca de 1.800 itens foram doados, entre eles fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e de bebês, e calçados infantis. Para mobilizar a sociedade, a FEAC contou com o apoio de empresas parceiras e de uma ampla estratégia de comunicação.

No município também acontece outra importante campanha de doação, a Leão Solidário, que incentiva a destinação de parte do total devido do Imposto de Renda (IR) para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMPIC). Os recursos são direcionados a projetos de instituições que atendem crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social.

Dia de Doar quer fomentar uma cultura de doação no país

A líder do Dia de Doar no Brasil, Carolina Farias, também responsável pelo Monitor das Doações da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), observa que, no Brasil, poucas pessoas conhecem a atuação do terceiro setor e enxergam a doação como forma de financiamento para iniciativas e soluções de problemas.

Ela diz que a comunicação das organizações é uma ferramenta fundamental para potencializar as ações. “É a partir daí que entra o Dia de Doar. A gente acredita que quando as instituições conseguem se comunicar com uma população que está convivendo com problemas em uma região e gerar identificação, os projetos são potencializados.”

Transformar o movimento em política pública é outra forma de incentivar a participação das pessoas. O Dia de Doar disponibiliza em seu site um modelo de Projeto de Lei para que líderes, políticos e sociedade civil possam oficializar a data na cidade. A proposta é que o Dia de Doar não seja apenas uma ação momentânea, mas que se torne cultura na região.

Carolina cita o exemplo da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. No ano seguinte em que foi implementada a lei do Dia de Doar, a cidade se mobilizou e formou uma rede de ação integrada com apoio do poder público e das secretarias municipais.

“É por isso que acreditamos que essa articulação faz bastante diferença para que o Dia de Doar não seja pontual, mas sim parte de uma tradição. No fundo, esse é o nosso maior objetivo: tornar o Dia de Doar uma tradição no Brasil”, diz Carolina Farias.

28 milhões de brasileiros participaram do Dia de Doar 2022

A iniciativa nasceu em 2012 nos Estados Unidos, onde é conhecida como Giving Tuesday (terça-feira da doação, em português), sempre realizada na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, próxima a importantes datas comerciais como a Black Friday e a Cyber Monday. Atualmente, mais de 85 países participam do movimento.

No Brasil, foi realizada pela primeira vez em 2013, organizada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em parceria com o Instituto Mol e a iniciativa Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, contou com apoio do Movimento Bem Maior, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e Morro do Conselho.

O Dia de Doar 2022 mobilizou 28 milhões de brasileiros e alcançou feitos inéditos: mais de R$ 4,5 milhões foram doados, com ações realizadas em 72 cidades – 40 participando pela primeira vez. A edição registrou um aumento de 140% nas campanhas comunitárias em relação aos anos anteriores. Diante da repercussão, 17 cidades aprovaram o projeto de lei que oficializa o Dia de Doar no calendário municipal.

 

Por Pietra Bastos