Ação promovida pela FEAC vai resultar em hortas acessíveis
Que tal doar um pouco de tempo, energia e boa vontade para algo que vai ajudar outras pessoas? De quebra, ainda exercitar cidadania. Essa é a proposta do Mutirão Voluntário (MUVO) que acontece no sábado, dia 25 de agosto, às 8h, na Associação Pestalozzi de Campinas.
O desafio será criar duas hortas: uma vertical e uma horizontal, que além de produzir hortaliças, também será utilizada para promover ações que apoiem o desenvolvimento dos usuários da instituição – crianças, jovens e adultos com deficiência múltipla, intelectual e síndromes genéticas com diversos graus de severidade.
A iniciativa do projeto, que faz parte do Programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC, contou desde sua concepção com a força do voluntariado. A arquiteta e paisagista Ana Paula Januzzi voluntariamente fez um projeto para a criação das hortas, especialmente pensado para os usuários da Pestalozzi. Todos os materiais necessários para o mutirão serão disponibilizados pela FEAC. Então, é só chegar com disposição que está tudo preparado para o trabalho.
Inteligência naturalista
A horta será desenvolvida para integrar a modalidade de ensino da inteligência naturalista, uma das inteligências múltiplas, baseada na teoria do psicólogo Howard Gardner, que defende a educação que favoreça o potencial individual.
A inteligência naturalista detecta, diferencia e categoriza as questões relacionadas com a natureza, como espécies de animais, vegetais e fenômenos climáticos. É uma inteligência essencial para a sobrevivência do ser humano e outras espécies, trazendo entendimento da vida e suas funções.
No caso da criação das hortas, esse tipo de inteligência será desenvolvida de forma prática por meio do acompanhamento do preparo da terra (adubação), plantio, germinação, manutenção e suas evoluções. E de forma lúdica serão exploradas as estórias relativas a vida humana, animal, tipos climáticos, estações do ano, temporalidade, para possibilitar a sensibilidade ao meio ambiente e seu reconhecimento no mesmo.
“Com a implementação da horta teremos um ambiente propício para o desenvolvimento de nossa proposta de forma interativa onde o aluno poderá vivenciar as mais diversas sensações, contemplando a parte tátil, o equilíbrio e propriocepção, olfato, audição, parte gustativa e visual”, explicou Carolina Sellin, diretora da Pestalozzi.
O trabalho dos voluntários será fazer uma horta adaptada, suspensa numa altura adequada para acesso dos cadeirantes. “Utilizaremos plantas de aromas e texturas, desde flores, hortaliças, temperos, ervas aromáticas até suculentas e cactos. Tudo focado no desenvolvimento dos atendidos”, afirmou Marcela Doni, técnica responsável pelo MUVO e líder do programa Cidadania Ativa.
Sobre o Programa Cidadania Ativa
O Programa Cidadania Ativa é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.
Serviço:
Mutirão Voluntário para criação de hortas
Data: sábado, dia 25 de agosto
Horário: 8h
Local: Associação Pestalozzi Campinas (Rua Alayde Nascimento Lemos, 570, Vila Lemos, Campinas/SP)
Informações: [email protected]
(19) 3794 3544.