PROJETO
Mulheres em Trânsito: Diversidade, Desenvolvimento e Inclusão
Ano 2024
O projeto Mulheres em Trânsito: Diversidade, Desenvolvimento e Inclusão (2024) busca promover o acesso ao trabalho e à renda dignos por mulheres em situação de vulnerabilidade e ampliar o acesso de mulheres a um setor laboral majoritariamente masculino. Este projeto enquadra-se na atividade 3 – objetivo a) da matriz para caracterização do assessoramento em assistência social da Resolução CNAS 27/2011.
O projeto tem como objetivo a formação de mulheres para o transporte e distribuição de cargas para realizar a inclusão pela via do emprego. Na estratégia, destacam-se as etapas: identificação e sensibilização dos usuários, desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho, acesso a oportunidades, mapeamento de oportunidades no território, encaminhamento para as oportunidades, monitoramento do percurso dos usuários. Para isso, será necessário viabilizar curso de formação técnica para condutoras habilitadas, com CNH B – C – D – E, sem experiência, no veículo desejado; formar motoristas mulheres para condução de utilitários e truck; formar motoristas mulheres para condução de veículos articulados; gerar mão de obra qualificada para o setor de transporte e distribuição; oportunizar a empregabilidade e dela a geração de renda.
As mulheres participantes serão selecionadas a partir de mapeamento no território, oficina inicial informativa sobre o processo, processo seletivo para avaliação de habilidades e perfil e adesão com compromisso de participação.
O Projeto tem duração de 12 meses, podendo ter apoio para novos ciclos de assessoramento conforme o processo de validação da tecnologia social empregada.
O acompanhamento está organizado em ciclos de 6 meses com monitoramento das ações previstas no projeto e dos resultados alcançados. As participantes estão envolvidas ativamente nas decisões do projeto, desde a fase inicial e participarão com sugestões de melhoria contínua através de rodas de conversas, escuta ativa, atendimentos individuais com profissionais especialistas e gestores do projeto. No decorrer das formações e a partir das indicações das egressas para o mercado de trabalho, também serão ouvidas através de link de pesquisa sobre a participação nos processos de seleção.
O Projeto conta com a execução da Fundação FABET e o assessoramento técnico e financeiro da Fundação FEAC.
Data de início do projeto
29/05/24
Data finalização
29/07/25
Período de implementação
29/05/24 a 29/05/25
OSCs envolvidas
Fundação Adolpho Bosio De Educação No Transporte – FABET
Áreas de Atuação
Assistência social e educação profissional
Abrangência Geográfica
Todas as REVS do município de Campinas, com prioridade ao território dos Amarais.
Fontes de Financiamento
Fundação FEAC – principal investidora e realiza assessoramento técnico e financeiro.
FABET – oferece importantes contrapartidas metodológicas e de infraestrutura.
Sindicatos patronais do transporte: parcerias para divulgação, contratação de mulheres e sensibilização do setor privado.
Outros parceiros: empresas contratantes.
Equipe Envolvida
Salete – gestora do projeto
Camila – coordenação pedagógica
Jucimara e Kelli – setor administrativo e financeiro
O projeto conta ainda com duas psicólogas, diversos instrutores e mentoras.
Principais atividades realizadas
- Preparação do lançamento oficial do programa no teatro da FABET, junto às lideranças territoriais, órgãos públicos e privados apoiadores.
- Divulgação do projeto junto às redes de apoio nos territórios escolhidos para a execução do projeto, mídias locais e da FABET.
- Pré-inscrição de mulheres que atendem ao perfil de ingresso.
- Aplicação de pesquisa socioeconômica via Google Forms pela FABET para as candidatas pré-inscritas.
- Entrevista aberta online (à distância via Google Meet ou Whatsapp) pela equipe FABET.
- Para as aprovadas nas fases anteriores será aplicada avaliação psicológica para análise de perfil e aptidão (presencial).
- Avaliação técnica prática: avalia o nível das habilidades técnicas da futura motorista quanto ao domínio do equipamento com o qual se propõe a trabalhar.
- Definição das mulheres aprovadas com análise preliminar do perfil individual e emissão de parecer.
- As aprovadas serão matriculadas no curso de formação.
- Matrículas realizadas de acordo com a agenda das turmas planejadas.
- Aplicação do treinamento de formação de mulheres condutoras para o transporte de distribuição.
- Análise de desempenho comportamental e técnico individual.
- Indicação das 92 alunas formadas junto às empresas de transporte e logística parceiras ou não do projeto.
- Monitorar o índice de empregabilidade efetiva das alunas formadas no mercado de trabalho.
População-Alvo
Público beneficiário: Mulheres da região de Campinas/SP, residentes em territórios periféricos e em vulnerabilidade social e que buscam uma oportunidade para se profissionalizar e serem inseridas no mercado de trabalho no Transporte e Distribuição de Cargas.
Beneficiários diretos: Serão capacitadas 92 mulheres no curso de Formação de Mulheres para a condução de veículos de carga, divididas em até 6 turmas. Sendo que terão preferência as mulheres residentes na região dos Amarais em razão da estratégia de desenvolvimento territorial do eixo em que o projeto se insere em Campinas.
Perfil de ingresso:
Ensino fundamental (8ª série completa, preferencialmente). Desejado: ensino médio.
Idade: Entre 18 e 50 anos de idade
Possuir CNH B, C, D ou E.
Ter aptidão para a atividade – ser aprovada nos critérios de seleção.
Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.
Ser aprovada na Avaliação Psicológica e Veicular.
Não possuir antecedentes criminais.
Residir no território definido do projeto e imediações.
Obs: CNH B (Conduz furgão e VLC – Veículo Leve de Carga). Cada vez mais temos um incremento nas frotas de operadores logísticos que realizam entregas urbanas.
CNH C – D – (Conduz toco, truck e os VLCs).
CNH E – (Conduz veículos articulados e biarticulados e os semipesados e leves também).
Beneficiários indiretos: Empresas do setor logístico e do transporte rodoviário de Cargas, de distribuição e entregas Urbana.
Número de Beneficiários
Ao final do primeiro ciclo, tivemos 264 mulheres inscritas no projeto na fase de divulgação, com 123 delas aprovadas nas etapas eliminatórias. Foi implementada a trilha de 116 horas com imersão de duas semanas, treinamento teórico, prático e o acompanhamento psicossocial.
Foram realizadas três turmas com 46 mulheres formadas, certificadas e indicadas para o mercado de trabalho. Dezesseis mulheres já foram contratadas por empresas de logística e transporte, outras estão participando de projetos seletivos. As mulheres envolvidas com o projeto foram, em sua maioria, representantes de grupos sub-representados.
A proponente fez um esforço grande para incluir pessoas oriundas de contextos periféricos e pessoas negras na formação das turmas. O projeto em si atua para promover a equidade de gênero sum setor majoritariamente masculino, que é o setor de logística e transportes. Todas as participantes são mulheres. Ressaltamos que 73,3% das participantes são negras (pretas e pardas).
Indicadores de Sucesso
Ao final do primeiro ciclo, tivemos 264 mulheres inscritas no projeto na fase de divulgação, com 123 delas aprovadas nas etapas eliminatórias. Foi implementada a trilha de 116 horas com imersão de duas semanas, treinamento teórico, prático e o acompanhamento psicossocial.
Foram realizadas três turmas com 46 mulheres formadas, certificadas e indicadas para o mercado de trabalho. Dezesseis mulheres já foram contratadas por empresas de logística e transporte, outras estão participando de projetos seletivos. As mulheres envolvidas com o projeto foram, em sua maioria, representantes de grupos sub-representados.
A proponente fez um esforço grande para incluir pessoas oriundas de contextos periféricos e pessoas negras na formação das turmas. O projeto em si atua para promover a equidade de gênero sum setor majoritariamente masculino, que é o setor de logística e transportes. Todas as participantes são mulheres. Ressaltamos que 73,3% das participantes são negras (pretas e pardas).
Observamos que mulheres certificadas foram aprovadas nos testes práticos das empresas, comprovando o nível técnico e especializado da formação oferecida. As mulheres formadas foram aprovadas em diversos processos seletivos, tendo tido a oportunidade de escolher em qual empresa queriam trabalhar. Foi apontado também como resultado o empoderamento pessoal das mulheres que passaram pela trilha do projeto.
Sustentabilidade do Projeto
Assim a proponente descreve os esforços de sustentabilidade:
Todas as etapas do projeto proposto serão objeto de análise e reflexão para a FABET, considerando as facilidades e dificuldade enfrentadas. O público-alvo deste projeto não é um público que participa com frequência de cursos de formação ou aperfeiçoamento para o setor do transporte. O resultado relacionado ao perfil das participantes poderá se tornar um indicador relevante para que o setor apadrinhe e absorva de forma contínua mais mulheres de territórios periféricos.
Outro ponto relevante é a escassez de motoristas que se desenha como um verdadeiro apagão para os próximos anos. Isso faz com que o setor de transporte e logística mobilize esforços para recrutar e formar pessoas sem experiência e criar estratégias internas que gerem trilhas de carreira saudáveis e sustentáveis.
Portanto, entendemos que o próprio setor se responsabilizará em alimentar e assegurar que o projeto ora em questão se torne um programa contínuo e permanente, uma vez que o investimento para formar é muito menor que o custo de um veículo parado por falta de motorista, independente do negócio.
De qualquer forma, o projeto de formação de mulheres motoristas sem experiência já está consolidado pela FABET, que conta com o apoio de seus parceiros institucionais e apoiadores e continuaremos buscando novos incentivos para perpetuar a iniciativa que já é uma das prioridades da Fundação.
Histórias de Sucesso
Depoimentos:
– Só quero agradecer a todos, por tudo estou muito realizada com tudo que adquiri aqui dentro, vou usar lá fora tanto na prática e teoria. Agora sim estou pronta.
– Adquiri muita experiência no setor de transporte, os professores são ótimos e eu saí daí me sentindo uma pessoa melhor com tudo o que eu vivo.
– A FABET tem Ótimos Profissionais, do administrador aos faxineiros, eu nunca vi uma instituição que se empenha em receber os alunos dessa forma, estou automaticamente satisfeita com o material de estudo. Saio da FABET com uma maravilhosa experiência. Obrigado a todos
– Imensamente grata a Deus e aos profissionais que trabalham na FABET. Foi um curso transformador que me sinto abençoada por ter participado, saio daqui com uma bagagem na qual eu não tinha e isso tudo graças a esse projeto de capacitação, igualdade e evolução pessoal e profissional.
(Gestoras de Unidade Móvel, Turmas 1 e 2)