PROJETO
Mulheres em Trânsito: Diversidade, Desenvolvimento e Inclusão

Ano 2024

O projeto Mulheres em Trânsito: Diversidade, Desenvolvimento e Inclusão (2024) busca promover o acesso ao trabalho e à renda dignos por mulheres em situação de vulnerabilidade e ampliar o acesso de mulheres a um setor laboral majoritariamente masculino. Este projeto enquadra-se na atividade 3 – objetivo a) da matriz para caracterização do assessoramento em assistência social da Resolução CNAS 27/2011.

O projeto tem como objetivo a formação de mulheres para o transporte e distribuição de cargas para realizar a inclusão pela via do emprego. Na estratégia, destacam-se as etapas: identificação e sensibilização dos usuários, desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho, acesso a oportunidades, mapeamento de oportunidades no território, encaminhamento para as oportunidades, monitoramento do percurso dos usuários. Para isso, será necessário viabilizar curso de formação técnica para condutoras habilitadas, com CNH B – C – D – E, sem experiência, no veículo desejado; formar motoristas mulheres para condução de utilitários e truck; formar motoristas mulheres para condução de veículos articulados; gerar mão de obra qualificada para o setor de transporte e distribuição; oportunizar a empregabilidade e dela a geração de renda. 

As mulheres participantes serão selecionadas a partir de mapeamento no território, oficina inicial informativa sobre o processo, processo seletivo para avaliação de habilidades e perfil e adesão com compromisso de participação.

O Projeto tem duração de 12 meses, podendo ter apoio para novos ciclos de assessoramento conforme o processo de validação da tecnologia social empregada. 

O acompanhamento está organizado em ciclos de 6 meses com monitoramento das ações previstas no projeto e dos resultados alcançados. As participantes estão envolvidas ativamente nas decisões do projeto, desde a fase inicial e participarão com sugestões de melhoria contínua através de rodas de conversas, escuta ativa, atendimentos individuais com profissionais especialistas e gestores do projeto. No decorrer das formações e a partir das indicações das egressas para o mercado de trabalho, também serão ouvidas através de link de pesquisa sobre a participação nos processos de seleção.

O Projeto conta com a execução da Fundação FABET e o assessoramento técnico e financeiro da Fundação FEAC.

Data de início do projeto

29/05/24

Data finalização

29/07/25

Período de implementação

29/05/24 a 29/05/25

OSCs envolvidas

Fundação Adolpho Bosio De Educação No Transporte – FABET

Áreas de Atuação

Assistência social e educação profissional

Abrangência Geográfica

Todas as REVS do município de Campinas, com prioridade ao território dos Amarais.

Fontes de Financiamento

Fundação FEAC – principal investidora e realiza assessoramento técnico e financeiro.

FABET – oferece importantes contrapartidas metodológicas e de infraestrutura.

Sindicatos patronais do transporte: parcerias para divulgação, contratação de mulheres e sensibilização do setor privado.

Outros parceiros: empresas contratantes.

Equipe Envolvida

Salete – gestora do projeto

Camila – coordenação pedagógica

Jucimara e Kelli – setor administrativo e financeiro

O projeto conta ainda com duas psicólogas, diversos instrutores e mentoras.

Principais atividades realizadas

  • Preparação do lançamento oficial do programa no teatro da FABET, junto às lideranças territoriais, órgãos públicos e privados apoiadores.
  • Divulgação do projeto junto às redes de apoio nos territórios escolhidos para a execução do projeto, mídias locais e da FABET.
  • Pré-inscrição de mulheres que atendem ao perfil de ingresso.
  • Aplicação de pesquisa socioeconômica via Google Forms pela FABET para as candidatas pré-inscritas.
  • Entrevista aberta online (à distância via Google Meet ou Whatsapp) pela equipe FABET.
  • Para as aprovadas nas fases anteriores será aplicada avaliação psicológica para análise de perfil e aptidão (presencial).
  • Avaliação técnica prática: avalia o nível das habilidades técnicas da futura motorista quanto ao domínio do equipamento com o qual se propõe a trabalhar.
  • Definição das mulheres aprovadas com análise preliminar do perfil individual e emissão de parecer.
  • As aprovadas serão matriculadas no curso de formação.
  • Matrículas realizadas de acordo com a agenda das turmas planejadas.
  • Aplicação do treinamento de formação de mulheres condutoras para o transporte de distribuição.
  • Análise de desempenho comportamental e técnico individual.
  • Indicação das 92 alunas formadas junto às empresas de transporte e logística parceiras ou não do projeto.
  • Monitorar o índice de empregabilidade efetiva das alunas formadas no mercado de trabalho.

População-Alvo

Público beneficiário: Mulheres da região de Campinas/SP, residentes em territórios periféricos e em vulnerabilidade social e que buscam uma oportunidade para se profissionalizar e serem inseridas no mercado de trabalho no Transporte e Distribuição de Cargas.

Beneficiários diretos: Serão capacitadas 92 mulheres no curso de Formação de Mulheres para a condução de veículos de carga, divididas em até 6 turmas. Sendo que terão preferência as mulheres residentes na região dos Amarais em razão da estratégia de desenvolvimento territorial do eixo em que o projeto se insere em Campinas.

Perfil de ingresso:

Ensino fundamental (8ª série completa, preferencialmente). Desejado: ensino médio.

Idade: Entre 18 e 50 anos de idade

Possuir CNH B, C, D ou E.

Ter aptidão para a atividade – ser aprovada nos critérios de seleção.

Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Ser aprovada na Avaliação Psicológica e Veicular.

Não possuir antecedentes criminais.

Residir no território definido do projeto e imediações.

Obs: CNH B (Conduz furgão e VLC – Veículo Leve de Carga). Cada vez mais temos um incremento nas frotas de operadores logísticos que realizam entregas urbanas.

CNH C – D – (Conduz toco, truck e os VLCs).

CNH E – (Conduz veículos articulados e biarticulados e os semipesados e leves também).

Beneficiários indiretos: Empresas do setor logístico e do transporte rodoviário de Cargas, de distribuição e entregas Urbana.

Número de Beneficiários

Ao final do primeiro ciclo, tivemos 264 mulheres inscritas no projeto na fase de divulgação, com 123 delas aprovadas nas etapas eliminatórias. Foi implementada a trilha de 116 horas com imersão de duas semanas, treinamento teórico, prático e o acompanhamento psicossocial.

Foram realizadas três turmas com 46 mulheres formadas, certificadas e indicadas para o mercado de trabalho. Dezesseis mulheres já foram contratadas por empresas de logística e transporte, outras estão participando de projetos seletivos. As mulheres envolvidas com o projeto foram, em sua maioria, representantes de grupos sub-representados.

A proponente fez um esforço grande para incluir pessoas oriundas de contextos periféricos e pessoas negras na formação das turmas. O projeto em si atua para promover a equidade de gênero sum setor majoritariamente masculino, que é o setor de logística e transportes. Todas as participantes são mulheres. Ressaltamos que 73,3% das participantes são negras (pretas e pardas).

Indicadores de Sucesso

Ao final do primeiro ciclo, tivemos 264 mulheres inscritas no projeto na fase de divulgação, com 123 delas aprovadas nas etapas eliminatórias. Foi implementada a trilha de 116 horas com imersão de duas semanas, treinamento teórico, prático e o acompanhamento psicossocial.

Foram realizadas três turmas com 46 mulheres formadas, certificadas e indicadas para o mercado de trabalho. Dezesseis mulheres já foram contratadas por empresas de logística e transporte, outras estão participando de projetos seletivos. As mulheres envolvidas com o projeto foram, em sua maioria, representantes de grupos sub-representados.

A proponente fez um esforço grande para incluir pessoas oriundas de contextos periféricos e pessoas negras na formação das turmas. O projeto em si atua para promover a equidade de gênero sum setor majoritariamente masculino, que é o setor de logística e transportes. Todas as participantes são mulheres. Ressaltamos que 73,3% das participantes são negras (pretas e pardas).

Observamos que mulheres certificadas foram aprovadas nos testes práticos das empresas, comprovando o nível técnico e especializado da formação oferecida. As mulheres formadas foram aprovadas em diversos processos seletivos, tendo tido a oportunidade de escolher em qual empresa queriam trabalhar. Foi apontado também como resultado o empoderamento pessoal das mulheres que passaram pela trilha do projeto.

Sustentabilidade do Projeto

Assim a proponente descreve os esforços de sustentabilidade:

Todas as etapas do projeto proposto serão objeto de análise e reflexão para a FABET, considerando as facilidades e dificuldade enfrentadas. O público-alvo deste projeto não é um público que participa com frequência de cursos de formação ou aperfeiçoamento para o setor do transporte. O resultado relacionado ao perfil das participantes poderá se tornar um indicador relevante para que o setor apadrinhe e absorva de forma contínua mais mulheres de territórios periféricos.

Outro ponto relevante é a escassez de motoristas que se desenha como um verdadeiro apagão para os próximos anos. Isso faz com que o setor de transporte e logística mobilize esforços para recrutar e formar pessoas sem experiência e criar estratégias internas que gerem trilhas de carreira saudáveis e sustentáveis.

Portanto, entendemos que o próprio setor se responsabilizará em alimentar e assegurar que o projeto ora em questão se torne um programa contínuo e permanente, uma vez que o investimento para formar é muito menor que o custo de um veículo parado por falta de motorista, independente do negócio.

De qualquer forma, o projeto de formação de mulheres motoristas sem experiência já está consolidado pela FABET, que conta com o apoio de seus parceiros institucionais e apoiadores e continuaremos buscando novos incentivos para perpetuar a iniciativa que já é uma das prioridades da Fundação.

Histórias de Sucesso

Depoimentos:

– Só quero agradecer a todos, por tudo estou muito realizada com tudo que adquiri aqui dentro, vou usar lá fora tanto na prática e teoria. Agora sim estou pronta.

– Adquiri muita experiência no setor de transporte, os professores são ótimos e eu saí daí me sentindo uma pessoa melhor com tudo o que eu vivo.

– A FABET tem Ótimos Profissionais, do administrador aos faxineiros, eu nunca vi uma instituição que se empenha em receber os alunos dessa forma, estou automaticamente satisfeita com o material de estudo. Saio da FABET com uma maravilhosa experiência. Obrigado a todos

– Imensamente grata a Deus e aos profissionais que trabalham na FABET. Foi um curso transformador que me sinto abençoada por ter participado, saio daqui com uma bagagem na qual eu não tinha e isso tudo graças a esse projeto de capacitação, igualdade e evolução pessoal e profissional.

(Gestoras de Unidade Móvel, Turmas 1 e 2)