Em tempos de pleno desenvolvimento tecnológico, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação é uma tendência. Mas um dos desafios das escolas é usar a tecnologia com criatividade aliada à proposta curricular.

Essa reflexão será promovida na primeira oportunidade da série de Encontros Mensais do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) de 2017. O encontro acontece nesta quinta-feira, dia 30 de março, às 19h, no auditório da Fundação FEAC.

Participarão do debate a coordenadora de projetos da Escola do Futuro da USP, Samantha Kutscka, e representantes do Juventude Conectada, programa ligado à Secretaria Municipal dos Direito da Pessoa com Deficiência e Cidadania da Prefeitura de Campinas.

Segundo Samantha, seu objetivo é fazer um relato sobre a experiência da Escola do Futuro na área de pesquisa de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ligadas ao ensino e aprendizagem na educação. “Pretendo abordar como é que a inclusão digital pode trazer inovações a partir do uso da tecnologia com criatividade e com foco na proposta curricular”, afirmou.

Fundada em 1989, a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo é um laboratório interdisciplinar que estuda os efeitos do uso de tecnologias de informação na aprendizagem. Como diferencial, seu trabalho é muito mais prático do que teórico, com principal atuação na inclusão digital.

Já a participação dos jovens do programa Juventude Conectada vai ser marcada pela narrativa sobre a vivência da iniciativa do governo municipal, que tem como objetivo a inclusão digital e social por meio de acesso gratuito à tecnologia da informação.

O programa conta com 26 telecentros comunitários que estão em todas as regiões de Campinas. As unidades oferecem acesso livre e gratuito à internet. O Juventude Conectada promove ainda a formação e atuação de jovens de 15 a 29 anos com oferta de bolsas pedagógicas e uma grade de formação em cidadania e desenvolvimento pessoal, cultura digital e gestão de telecentros.

Encontros Mensais

Com o objetivo de evidenciar e promover debates e reflexões sobre temas atuais e relevantes da área educacional, os Encontros Mensais do CCE já se tornaram referência para o público que prestigia o calendário de palestras voltadas ao tema e causa Educação. Educadores e demais interessados são presenças constantes nos Encontros, que são realizados geralmente na última quinta-feira de cada mês. Neste ano, os Encontros Mensais serão eventos preparatórios para a 8ª edição da Semana da Educação de Campinas, que acontecerá de 21 a 27 de setembro.

O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.  Certificados são emitidos posteriormente a quem solicitá-los.

Informações: (19) 3794 3512 ou [email protected]