É com extremo pesar que a Fundação FEAC comunica à sociedade campineira o falecimento de Dr. Darcy Paz de Pádua, conselheiro fundador e um de seus idealizadores, nesta sexta-feira (22/7).

Visionário, sempre ativo e pronto para ajudar, dr. Darcy foi um grande incentivador das causas sociais. Nos anos 1960, ao lado de outros pioneiros, como o engenheiro Eduardo de Barros Pimentel e o casal Odila e Lafayette Álvaro, foi um dos responsáveis em transformar em realidade o sonho de implementação da Fundação FEAC – um marco de inovação no terceiro setor e de união de diversos segmentos da comunidade campineira para enfrentar os problemas sociais que cresciam à medida do desenvolvimento acelerado da cidade.

Ao articular o trabalho de diversas entidades da cidade e consolidar a criação de um fundo patrimonial que garantiria sua perenidade, a FEAC adotou um modelo pioneiro no Brasil e que está na base das grandes instituições filantrópicas de todo o mundo. Dr. Darcy teve um papel central nesse desenho inovador.

Prestes a completar 100 anos de idade, dr. Darcy era o conselheiro mais antigo da Fundação e sempre fez questão de estar presente nas reuniões, participando ativamente das tomadas de decisões. Recentemente, manifestava aos colegas de FEAC sua preocupação com o aumento da pobreza, em decorrência da crise econômica agravada pela pandemia.

Por diversas vezes ao longo das últimas décadas, ocupou cargos na Diretoria Executiva, além da Presidência do Conselho Curador. Escreveu o primeiro estatuto da entidade, em conjunto com Eduardo de Barros Pimentel, e esteve presente nas articulações de todas as suas atualizações posteriores.

Sua trajetória como pioneiro do terceiro setor foi contada no livro Os incomodados que mudem o mundo: histórias de quem fez (e faz) o terceiro setor no Brasil, da Editora Senac (2019). Além da Fundação FEAC, foi um dos idealizadores da Apae Campinas e ocupou o cargo de presidente da entidade por dois mandatos. Em 2013, a Apae o homenageou dando seu nome ao Centro de Inclusão Digital localizado na sua sede.

Trabalhou ainda como professor na PUC-Campinas, o que estreitou seus laços com as entidades da cidade. Por dois mandatos, foi também secretário de Promoção Social da Prefeitura de Campinas, nas gestões do prefeito José Roberto Magalhães Teixeira.

Além de toda a sua dedicação às causas sociais, o jeito afetuoso de Dr. Darcy ficará sempre na nossa memória – ele era, sem sombra de dúvida, o coração da FEAC. Deixamos nossos sentimentos a toda família, em especial filhos e neto.

Seu legado e seu exemplo continuarão nos inspirando em cada uma de nossas ações e decisões.