O Caminhos do Brincar convida todos a usarem as lentes da infância para realizar intervenções urbanas em territórios vulneráveis de Campinas/SP. O projeto faz parte do programa Desenvolvimento Local da Fundação FEAC e busca contribuir para a construção de espaços seguros e amigáveis para as crianças em Campinas, principalmente em territórios mais vulneráveis, por meio de intervenções participativas.

Em Campinas, há 53 praças em regiões de vulnerabilidade social com potencial para lazer, como revela o Diagnóstico das condições estruturais das praças públicas de Campinas, realizado pela FEAC. Desse total, apenas quatro são consideradas ideais, a partir de critérios como inexistência de acúmulo de lixo e iluminação. Nas demais, existem oportunidades de investimento.

O Caminhos do Brincar resolveu voltar-se às oportunidades: a partir do segundo semestre de 2021, o projeto contribuirá para a transformação de territórios vulneráveis em locais seguros e amigáveis à infância, construindo espaços de brincar com participação da comunidade, incluindo principalmente as crianças.

Afinal, “uma cidade boa para as crianças é boa para todos”, lembra Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer, referência em primeira infância.

Ponto de partida: Caminhos da Escola

O Caminhos do Brincar, que está na fase de planejamento, é uma extensão do Caminhos da Escola. O projeto foi realizado pela FEAC junto à comunidade da região dos Amarais em Campinas – Jardim São Marcos e Parque Oziel.

A iniciativa foi iniciada em dezembro de 2018 e concluída em fevereiro de 2019, atingindo 100% dos objetivos. A FEAC contou com a parceria da Rede Abraço e da Acupuntura Urbana, responsável por mobilizar a comunidade a sonhar, planejar e executar.

Foram realizadas diversas intervenções lúdicas em trajetos escola-casa. Para a escolha de dois trajetos e 10 pontos transformados, foram levados em conta os caminhos que perpassam os bairros com maior fluxo de pessoas. As mudanças centraram-se na estética. Agora, a ambição é trazer intervenções mais estruturais para o território.

A Primeira Infância Campineira (PIC) vai nortear as ações do Caminhos do Brincar. O plano municipal, referência em políticas públicas para a primeira infância, foi construído por um comitê municipal intersetorial e contou com a escuta ativa das crianças.

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578