Com o propósito de apresentar talentos e divulgar a iniciativa Jovem Chef a potenciais parceiros acontece em Campinas, na segunda-feira (17), um evento voltado ao setor de alimentação e protagonizado pelos jovens formados nos cursos oferecidos pelo projeto. 

O Jovem Chef é uma bem-sucedida iniciativa da OSC Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa em parceria com a Fundação FEAC. Ele oferece formação completa em distintas áreas da gastronomia e prepara jovens de 15 a 24 anos para o mercado de trabalho.  

O projeto teve início em 2019, atravessou toda a pandemia e se tornou uma referência para bares, hotéis e restaurantes de Campinas que buscam contratar novos profissionais. O público-alvo dos cursos de formação são jovens em situação de vulnerabilidade social. 

“Neste ano, a oferta de vagas em estabelecimentos parceiros se tornou maior do que o número de jovens formados, confirmando que o mercado tem abraçado estes jovens profissionais que passaram por esse tipo de capacitação”, diz a coordenadora Kelly Cristina Parro Silva, da instituição M.A.E. Maria Rosa. 

No evento, os jovens proporcionarão aos convidados um coffee break, com preparações diversas feitas por eles, como brownies, bolos, doces e pães. Haverá estandes de chefs empreendedores que apresentarão suas histórias e o impacto que o projeto teve em suas jornadas profissionais. Entre eles, um jovem que se especializou no preparo de pães e que vem de uma família que criou os filhos e até hoje tira o seu sustento da venda de pães.  

Em um segundo momento, serão apresentadas as potencialidades do projeto, como seu impacto social, as parcerias consolidadas, depoimentos de estabelecimentos parceiros e falas de colaboradores.  

Tatiane Zamai, líder do Programa Juventudes, da Fundação FEAC, afirma que as iniciativas voltadas ao mundo do trabalho têm como premissa “ampliar as possibilidades de escolhas dos jovens a partir de suas potencialidades, habilidades e desejos”, fomentando novos espaços para o trabalho, o empreendedorismo e oportunidades para construção de seus projetos de vida.  

“O Jovem Chef abre portas para que jovens que desejam trabalhar na área gastronômica, possam se desenvolver e, a partir disso, receberem apoio e direcionamento para atuarem neste campo profissional”, explica Tatiane. 

O Projeto Jovem Chef

Inspirada no início de sua história, quando distribuía sopas para populações mais vulneráveis de Campinas, o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa inscreveu em edital do Programa Juventudes, da Fundação FEAC, uma proposta que busca a inserção social de jovens por meio da formação profissional na área gastronômica.  

Intitulado Jovem Chef, o projeto foi aprovado e realizado em parceria com a Fundação FEAC. Voltado a jovens de 15 a 24 anos, oferece aulas guiadas sobre higiene e manipulação de alimentos; variados preparos de legumes, caldos e bases; além de receitas para molhos e massas; carnes, peixes e frango; confeitaria e panificação. 

A formação tem 14 encontros, com 84 horas/aula, nas quais os alunos têm a oportunidade de conhecer chefs convidados e assistir a aulas oferecidas por faculdades parceiras. O foco é prepará-los para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que é considerado o projeto de vida de cada participante, com ênfase em valores como respeito e responsabilidade. 

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Serviço

Evento Jovem Chef 

Local: Hotel Vitória Newport 

Data:  segunda-feira, 17  

Horário: 17h 

Endereço: R. Santos Dumont, 291 – Cambuí, Campinas. 

Mais informações 

Fundação FEAC 

Camila Mazin – Analista de Comunicação  

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578