Programa Juventudes_nova

Programa Juventudes_nova2023-08-23T08:50:05-03:00

Sobre o Programa

O Programa soma à quebra de barreiras impostas às juventudes periféricas do município de Campinas, visando garantir a participação de jovens em diferentes âmbitos sociais, ampliando suas oportunidades de escolhas e mobilidade social.

Contribuir para que as juventudes que vivem em situação de vulnerabilidade social consigam realizar seus projetos de vida e superem os obstáculos que dificultam seu desenvolvimento pleno é o principal objetivo das ações desenvolvidas pelo programa.

 

Os eixos do Programa

Mundo do trabalho
Enfoca o trabalho em sintonia com o projeto de vida dos jovens como fator importante para promover a mobilidade social.
Autoproteção e redução dos comportamentos de risco
Estimula a valorização da identidade dos jovens, respeitando as diferenças, com práticas pacíficas, inclusivas e conscientes em relação à saúde, segurança, autoestima e ao exercício dos direitos sexuais e reprodutivos.
Participação social e política
Fomenta a participação social e política relevante para/com as juventudes como forma de lutar por seus direitos e por políticas públicas voltadas para essa faixa etária.

 

No primeiro eixo, um dos desafios é ampliar as possibilidades de escolhas e oportunidades profissionais e educacionais dignas,
decentes e sem discriminação para os jovens. Outro é prepará-los para as transformações do mundo do trabalho, de forma a estarem bem posicionados para acessarem mercados tecnológicos, criativos e inovadores.

No segundo eixo, o maior desafio é fazer com que os jovens se apropriem de conhecimentos e habilidades de autoproteção, prevenção, segurança e saúde. Desconstruir estigmas, estereótipos, preconceitos, discriminações e padrões relacionados a raça, etnia, gênero, sexualidade e cultura de/para/com as juventudes. E, por fim, trabalhar a desnaturalização das violências,
entre e para com as juventudes nos territórios periféricos.

No terceiro eixo são três os desafios: fomentar a cultura da participação política e social das juventudes, mobilizando-as a fazerem parte efetivamente desses espaços; criar oportunidades para que tenham acesso a instâncias de tomada de decisão nas instituições;
e estimular espaços de atuação genuinamente autogeridos por jovens.

Nossa atuação

Jovens em situação de vulnerabilidade

Jovens em situação de vulnerabilidade social na faixa dos 15 aos 29 anos de idade, moradores de Campinas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros nessa faixa etária correspondem a 23% da população, cerca de 47 milhões de pessoas.

Os jovens representam quase 1/3 da população economicamente ativa. É um capital humano inestimável para o futuro do país. Entretanto, segundo dados da plataforma Atlas da Juventude, esse recurso não está sendo devidamente valorizado. Ao analisar fatores como educação e inclusão produtiva, duas questões fundamentais para a juventude, a plataforma aponta dados preocupantes: 54% desse público, cerca de 27,1 milhões de jovens, está desocupado e 1/4 não estuda e não trabalha, demonstrando a importância do investimento social nesse público.

Esses números dão uma dimensão da parcela de jovens que lutam para superar suas vulnerabilidades e conseguir levar adiante seus projetos de vida. Em Campinas, de acordo com dados do Censo de 2010, mais de 40 mil jovens viviam em condição de vulnerabilidade. É para essa população que o Programa Juventudes volta sua atuação e investe em projetos que possam garantir um futuro de inclusão e mobilidade social.

Últimas notícias

Ir ao Topo