Atividades foram realizadas durante os 8 dias da programação, pautada em conquistas e desafios da educação

(Por Ingrid Vogl)

A 10ª Semana da Educação de Campinas continua a reverberar conhecimento mesmo após de seu término. Após 26 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade que reuniram 3,3 mil pessoas em 47 horas de compartilhamento de conhecimentos e que ocorreram de 16 a 23 de setembro, conexões, parcerias e novas ideias de boas práticas educacionais surgem em diversos locais educacionais, principalmente em escolas, com um único objetivo: a busca por uma educação cada vez melhor.

Entre as pessoas que participaram dos oito dias de atividades da iniciativa, que em 2019 comemorou uma década colocando a educação em pauta, 93% disseram que aprenderam algo novo na pesquisa de satisfação aplicada em todas as ações. Outras 94% responderam que tem a intenção de colocar em prática ideias e soluções propostas durante as atividades.

60% dos participantes da Semana que responderam à pesquisa saíram das atividades com ideias de projetos e ações para melhorar a qualidade da educação no local onde atuam. Entre as iniciativas pensadas a partir da participação da Semana da Educação, estão  a formação de professores em metodologias ativas para aplicação em sala de aula como a gamificação; proposta de inserir no currículo escolar a aprendizagem por investigação; projeto para colocar em pauta a ética em aulas de informática, criação de projetos a partir do interesse dos alunos, e muitas outras boas ideias.

Para Cláudia Chebabi, líder do programa Educação, da Fundação FEAC e uma das responsáveis pela Semana da Educação, o grande diferencial da 10ª edição, além da qualidade dos conteúdos propostos, foram as interações entre todos que participaram. “Este ano, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar muitos dos conhecimentos compartilhados nos eventos. Em todas as atividades tivemos o cuidado de pensar no conteúdo, na forma com que esse conteúdo foi passado, procurando fazer da maneira mais prática e reflexiva possível. Cuidamos para que o ambiente das atividades e a tecnologia estivessem acessíveis para todos”, disse.

A Semana ainda foi uma oportunidade para que potenciais atores que atuam na educação fossem conhecidos e fizessem novas conexões. “Conseguimos identificar durante as atividades, pessoas que fazem a diferença na educação: tanto de dentro do sistema educacional quanto de fora. Nosso desafio agora é pensar em como difundir essas possibilidades por meio das parcerias, em uma perspectiva de criar novas redes”, afirmou Cláudia.

Amanda Santos, membro da equipe que organizou a iniciativa, ressaltou outra característica marcante da 10ª Semana da Educação: a intencionalidade.  “Todas as experiências tiveram um propósito muito claro e foram pensadas de forma a atender nossa intenção de levar novos conhecimentos e reflexões importantes diante do atual panorama da educação. Então esse foi outro diferencial da Semana”, explicou.

Desafios conectados a soluções

Para planejar e coordenar toda a programação da Semana, foi criado um Comitê de Governança composto por integrantes que pensam a educação de Campinas: Fundação FEAC, Fundação Educar, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Para a realização da edição que comemorou os 10 anos da Semana da Educação, o Comitê elencou conquistas alcançadas nos últimos 10 anos e cinco desafios que precisam avançar na próxima década. Entre os avanços, estão: acesso à escola a partir do ensino fundamental; Base Nacional Comum Curricular, disponibilidade de variedade de recursos pedagógicos, escolas com grêmios estudantis; inclusão e diversidade e gestão democrática.

Já os desafios foram:  acesso à educação infantil com qualidade na condição de oferta; garantir a alfabetização na idade certa; reduzir a evasão escolar no ensino médio; implementação de tecnologias e metodologias ativas e valorização da carreira docente. Foram as conquistas e os desafios escolhidos que nortearam o conteúdo e a realização de cada uma das atividades propostas na 10ª Semana da Educação.

Camila Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal e membro do Comitê de Governança, ressaltou a criação e o trabalho do Comitê como uma conquista da Semana da Educação. “Houve muitos inputs de conteúdo durante as reuniões do Comitê para a elaboração da programação, baseada no balanço das conquistas e desafios para os próximos 10 anos. Assim pudemos entender se as conquistas são reconhecidas pela sociedade. Já os desafios, de certa forma dão um norte para quem trabalha em prol de uma educação pública de qualidade.  Então esse diálogo com conquistas e desafios trouxe muita pertinência e relevância para a costura da programação. Isso resultou em uma Semana com atividades interativas e práticas, em que o educador foi protagonista”, analisou.

Os estudantes também foram evidenciados como protagonistas no processo educacional, durante o evento que reuniu alunos que participam de grêmios estudantis nas escolas públicas de Campinas. O Hackathon, maratona de 12h que desafiou profissionais de design, programação, educadores e estudantes a pensar e prototipar soluções para os desafios da educação, também foi um dos destaques citados por Cláudia e Camila. “Pela primeira vez promovemos o Hackathon na Semana da Educação e conseguimos envolver pessoas de diferentes áreas para pensarem propostas inovadoras para os desafios propostos, sempre alinhados com os temas escolhidos pelo Comitê de Governança”, explicou Camila.

A importância e a diferença que faz o educador na trajetória da formação dos jovens; a diversidade sendo tratada a partir da exibição de um filme, já que a arte também tem função de educar; o desafio de  minimizar o déficit de quase 7 mil crianças que estão na fila de espera por uma vaga em creche, a partir do ponto de vista de diversos atores envolvidos neste desafio. Estas e todas as demais atividades dialogaram com as conquistas e desafios elencados e resultaram em feedbacks que legitimaram os temas discutidos. “A partir de agora, a gente, que trabalha com a agenda da educação deve focar nossa energia nos desafios postos para os próximos anos. Continuamos sempre com o desejo de pensar a educação coletivamente como a única forma de transformação social efetiva”, concluiu Camila.

Semana da Educação

A Semana da Educação é um projeto do programa Educação, da Fundação FEAC que pretende mobilizar a sociedade para o debate sobre os diversos temas da educação e que os mesmos resultem em ações que contribuam para uma educação pública cada vez melhor em Campinas.

A realização da 10ª Semana da Educação foi da Fundação FEAC por meio do programa Educação; Fundação Educar DPaschoal; Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Campinas. O evento teve patrocínio master do Iguatemi Campinas e patrocínio da Fundação John Deere e Expo Dom Pedro.

Para a realização desta edição, a Semana da Educação de Campinas também contou com 32 parceiros institucionais e apoiadores, que participaram de diversas formas nas atividades propostas para a Semana. Empresas de comunicação também apoiaram a iniciativa por meio da divulgação da campanha publicitária.

Confira a 10ª Semana da Educação em imagens: https://www.feac.org.br/semanaeducacao2019/