Ingrid Vogl
Com o objetivo de mobilizar de forma mais efetiva os diversos segmentos da sociedade para debater e evidenciar a causa e o tema Educação, a Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), tem aglutinado e liderado esforços para planejar a edição 2016 da Semana da Educação de Campinas de maneira coletiva. Para isto, diversas reuniões estão sendo realizadas com representantes de instituições públicas e privadas para discutir e criar os eventos que farão parte da Semana da Educação, prevista para ocorrer a partir do dia 24 de outubro.
“Mais do que nunca, nosso foco é na construção coletiva da agenda da Semana, mobilizando e sensibilizando a sociedade e, por isso, estamos chamando as instituições parceiras e outras que ainda não são aliadas para que elas promovam ações relacionadas à área educacional durante a Semana da Educação, cabendo ao CCE o papel de articulador e divulgador dos eventos. Assim, acreditamos que podemos promover uma maior capilaridade ao debate da educação”, explicou Cláudia Chebabi, gerente do Departamento de Educação da Fundação FEAC.
A Semana da Educação chega a sua 7ª edição este ano e faz parte do calendário oficial de Campinas, instituída por meio da Lei nº 14.045, de 7 de abril de 2011. Durante a Semana, são realizados diversos eventos em variados locais que têm como objetivo a reflexão, o debate e a mobilização da população em torno da temática Educação.
Este ano as ações da Semana da Educação também estarão em consonância com o tema norteador 2016 do CCE, o Plano Municipal de Educação (PME). Assim, as atividades devem estar especialmente influenciadas pelas 22 metas e 262 estratégias previstas no PME de Campinas. “Nossos princípios para a construção da Semana da Educação de 2016, dentre outros, são dar voz aos envolvidos com o tema e a causa educação e proporcionar autonomia aos segmentos da sociedade, para que apontem as ações e deem visibilidade à sua causa”, explicou Cláudia Chebabi durante as primeiras reuniões que foram realizadas com representantes dos departamentos que compõem a FEAC e com parceiros externos.
Outra novidade é que ao fim das ações desenvolvidas ao longo da Semana da Educação pretende-se entregar um documento com os resultados dos eventos e respectivas demandas ao poder público e outros agentes tomadores de decisão.
Reuniões
As reuniões para a construção conjunta da Semana da Educação foram iniciadas na primeira quinzena de agosto, com a participação, em um primeiro momento, de representantes dos departamentos de Assistência Social; Comunicação e Relações Institucionais; Educação e o Centro de Voluntariado, todos da FEAC.
“A ideia de construir coletivamente a Semana da Educação é muito interessante e desafiadora, já que a iniciativa pretende juntar as diversas frentes de atuação na educação que existem em Campinas”, observou Lincoln Moreira, gerente do Departamento de Assistência Social da FEAC.
A equipe do CCE também realizou reuniões com representantes de instituições parceiras, que despertaram o interesse dos presentes, inclusive com a sugestão de ideias que começam a ser discutidas e traçadas. “É muito importante que o CCE faça essa construção coletiva e que o poder público participe deste momento”, afirmou Rosana Medina, diretora de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC).
Segundo Tereza Miriam Pires Nunes, professora aposentada, ecobrinquedista, conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas e participante da Associação Cultura Esperantista e Brinquedoteca, a construção coletiva da Semana da Educação dará visibilidade aos parceiros da iniciativa. “Estaremos nessa caminhada juntos e acreditando que a Semana vai acontecer de forma mais leve para todos e promovendo uma ampliação das ações”, afirmou.
“Esta iniciativa amplia a responsabilidade e a participação no processo de construção da Semana da Educação. É uma maneira da gente divulgar mais o Plano Municipal de Educação, as organizações que trabalham com educação e as próprias atividades do CCE”, afirmou Antônio Sertório, membro do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação que participa das reuniões representando o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação.
A próxima reunião para a construção coletiva da 7ª Semana da Educação acontece no próximo dia 30 de agosto às 15h na Fundação FEAC, quando serão apresentadas as iniciativas que comporão a Semana e também formada a Comissão de Organização do calendário de eventos.