Realizada pela Fundação FEAC por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), a Semana da Educação de Campinas chega a sua 7ª edição em 2016 com uma grande novidade: a construção coletiva das ações que compõem sua agenda. Serão 30 eventos que, a serem realizados de 24 a 29 de outubro, são resultantes da aglutinação de esforços e do espírito colaborativo dos cerca de 30 parceiros e apoiadores envolvidos.

A 7ª Semana da Educação de Campinas começou a ser planejada ainda no primeiro semestre do ano e, após o convite a diversas instituições púbicas e privadas, os eventos que compõem a Semana serão executados graças ao rol de aliados que, para além das instituições parceiras, conta ainda com apoiadores que darão suporte à realização e divulgação dos eventos. Aconteceram diversas reuniões para a discussão e elaboração das ações. Um Comitê de Organização da Semana da Educação foi formado com representantes das instituições parceiras.

Todas as ações que compõem a programação têm temáticas relacionadas às 22 metas e 262 estratégias do Plano Municipal de Educação de Campinas (PME). O Plano norteou todas as ações do Compromisso Campinas pela Educação ao longo do ano.

Internamente, a Fundação FEAC também se mobilizou e seis programas e projetos de diversos departamentos também realizarão atividades dentro da Semana da Educação.

Arnaldo Rezende, superintendente-executivo da Fundação FEAC, ressaltou a importância da realização coletiva dos eventos da Semana da Educação.  “Trata-se de uma forma concreta de praticar a missão do Compromisso Campinas pela Educação. Pois, como o nome diz, é um Compromisso da Cidade de Campinas e não apenas da FEAC. Ao se articular inúmeras instituições, a Fundação exerce seu papel de agente aglutinador, desenvolvendo continuamente um espaço pluralista de discussão e proposição de agendas coletivas em prol do bem comum, no caso, a melhoria da qualidade da educação”.

Programação

A 7ª Semana da Educação de Campinas começará oficialmente na noite do dia 24 de outubro, às 19h, no Teatro Iguatemi (3º piso do Shopping Iguatemi Campinas), com a promoção de um debate entre o filósofo Luiz Felipe Pondé e o jornalista especialista em educação, Antônio Gois, sobre a educação e os desafios contemporâneos.

Durante todos os demais dias da Semana da Educação, a diversidade de eventos é grande, com ações que vão desde palestras, apresentações de estudos, oficinas, rodas de conversa, debates, premiações, exposições, vivências e um mutirão no Centro de Educação Infantil (CEI) Haydee Maria Pupo Novaes, que encerrará a programação na manhã do dia 29 de outubro.

A Semana é composta por eventos que abordarão desde a educação infantil, que é o assunto da primeira meta do PME, até as relações étnico raciais, tema da 22ª e última meta do Plano. As atividades são destinadas para públicos que vão desde crianças e jovens, passam por profissionais da educação, e vão até a população em geral interessada no tema educação. Graças aos valiosos apoios, as atividades serão realizadas em diversos locais da cidade, muitos delas simultaneamente. Exceto os eventos reservados a convidados, os demais são gratuitos e abertos ao público, com vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

A campanha publicitária da Semana da Educação também foi criada por apoiadores do CCE, desde o conceito até a produção e divulgação. As peças, que convidam a população de Campinas e região para participar dos eventos, são filme para TV, spot para rádio, anúncios de mídia impressa, outdoor, além de cartaz, folder e materiais on-line a serem divulgados em portais de internet e redes sociais.

A expectativa para a realização da Semana da Educação em parceria com diversas instituições é positiva, segundo comentou o superintendente-executivo da Fundação FEAC. “Em primeiro lugar visamos a mobilização, a qual deve merecer atenção contínua em iniciativas dessa natureza. Em segundo, desejamos agregar valor ao debate em torno da política pública mais importante que existe: a Educação. Em terceiro, disponibilizar à sociedade informações atualizadas sobre o sistema educacional, com foco no ensino básico. Por fim, porém, não menos importante, reconhecer práticas e atitudes exemplares em prol da melhoria do ensino e aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, avaliou Rezende.

A programação completa da 7ª Semana da Educação de Campinas pode ser acessada por meio do site http://semanadaeducacao.org.br/

A Semana da Educação de Campinas faz parte do calendário oficial do município, segundo a Lei nº 14.045, de 07 de abril de 2011. O resultado das ações integrará um documento com demandas referentes à área educacional que deve ser entregue ao poder público e outros agentes tomadores de decisão. Este documento será elaborado em conjunto pelos parceiros da Semana da Educação após o término dos eventos.

“Para consideramos este projeto de construção coletiva bem sucedido, não basta esta articulação com os parceiros. Temos a expectativa que os debates, reflexões e o conhecimento produzido durante esta Semana contem com a participação da sociedade de forma ativa. Neste sentido, temos o desafio de tornar essa agenda a mais notória e acessível possível para o público em geral”, frisou Cláudia Chebabi, gerente do Departamento de Educação da Fundação FEAC.

Mais informações: http://semanadaeducacao.org.br/

[email protected]

Telefone: (19) 3794 3512