Dados atualizados sobre a educação básica em Campinas estarão em evidência durante duas manhãs da 7ª Semana da Educação de Campinas, que acontece de 24 a 29 de outubro em diversos pontos da cidade. Fábio Bravin e Daniel Capistrano de Oliveira, representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apresentam na manhã do dia 25 de outubro, terça-feira, 10h, na Livraria Cultura (1º piso do Shopping Iguatemi Campinas), durante o evento “Panorama da Educação Básica de Campinas”, os dados mais recentes sobre o Índice de Educação Básica (IDEB), com uma análise exclusiva sobre os resultados de Campinas. Haverá ainda uma apresentação dos dados que as escolas campineiras obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com base nas informações divulgadas neste mês pelo INEP.

Em entrevista ao Compromisso Campinas pela Educação (CCE) em setembro, a presidente do INEP, Maria Inês Fini afirmou que os resultados do IDEB de 2015 em Campinas seguem a tendência nacional: melhora no 5º ano, estagnação no 9º ano e piora no ensino médio, e demonstrou preocupação com os números. “Se olharmos as metas fixadas, elas não são arrojadas. Eu acredito que os alunos são capazes de muito mais e, para isso, é preciso um grande enfoque nesses resultados, incentivando os professores para que eles possam também acreditar que os alunos podem alcançar melhores resultados”, avaliou.

Na manhã do dia 27 de outubro, quinta-feira, às 9h, o auditório da Fundação FEAC será palco do evento “Observando Campinas: educação infantil em pauta”. Na ocasião será apresentado pelo Professor Francisco Carbonari, secretário adjunto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação, um estudo sobre a educação infantil no município de Campinas, assinado por Stella Silva Telles, pesquisadora do NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas) da Unicamp. Ambos são membros do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação, núcleo de estudos e pesquisa do Compromisso Campinas pela Educação.

O estudo foi elaborado a partir das discussões feitas pelos membros do Comitê que compõem o núcleo de estudos do Observatório da Educação sobre os desafios da Meta 1 do Plano Municipal de Educação de Campinas (PME), que se refere à universalização até 2016 de vagas na educação infantil para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliação da oferta em creches para o atendimento em período integral de crianças de zero a 5 anos e 11 meses.

Durante os debates para a definição do estudo, a educação infantil foi apontada pelos membros do Comitê Deliberativo como um dos principais desafios do município no cenário atual, que tem um déficit de vagas que atualmente é de aproximadamente seis mil.

O trabalho a ser apresentado faz uma análise dos dados referentes ao atendimento da educação infantil para a faixa etária de zero a 3 anos no município de Campinas, considerando o panorama atual da demanda manifestada e do custo-aluno, apontando as possibilidades de cumprimento da Meta 1 do PME, considerando as perspectivas, dificuldades e investimentos necessários.

O estudo ainda faz uma projeção da população da faixa etária de zero a 3 anos para os próximos dez anos, além de fazer recomendações e questionamentos ao poder público a partir das conclusões do estudo. O objetivo é que o material ofereça à sociedade de Campinas, em especial ao poder público do município, subsídios para o debate e planejamento da política pública destinada à educação infantil.

Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público, com vagas preenchidas por ondem de chegada. Certificados serão posteriormente emitidos a quem demonstrar interesse.

Confira a programação completa da Semana da Educação: www.semanadaeducacao.org.br