Laura Gonçalves

Refletir sobre o conceito de protagonismo é pensar em quem é mais importante em um acontecimento. E nesse sentido, o Centro de Educação Infantil (CEI) Haydee Maria Pupo Novaes, localizado no Parque Universitário Viracopos, entende que a criança e sua família têm esse papel no dia a dia escolar, uma vez que são partes fundamentais do processo educativo.

A escola está construindo uma gestão democrática e por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) – que prevê a participação de todos os sujeitos envolvidos com a unidade educacional, visando o avanço no processo de qualificação – vem trabalhando e buscando melhorias para a unidade.

“Há dois anos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi implantada a Comissão, que é representativa, e formada por professores, monitores, pais de alunos e membros da equipe gestora. A Comissão avalia tudo que acontece na escola, elencando prioridades e os pais estão trabalhando nessa CPA. Eu mesma sou avaliada e aprendi muito com isso. Também estou aprendendo com a gestão democrática e cresço com isso”, relatou a diretora Andréa Viana Martins

De acordo com a diretora, este ano o projeto pedagógico da escola está voltado às artes e linguagens. Cada turma conta com um mascote eleito pelas crianças, com nome dos animais. Dessa forma os professores trabalham o tema dentro do estudo do meio. “Este ano, a turma que elegeu a borboleta tem visita marcada no Borboletário da Mata Santa Genebra. Outros irão aos zoológicos de São Paulo, Sorocaba e Itatiba e, assim, as crianças conhecem novas experiências”, explicou a diretora.

Projetos

Experimentar novidades, ser atuante e ainda ter o brincar como aliado da criança é meta da escola. Nessa linha, alguns projetos têm destaque especial como é o caso da Horta Escola que incentiva a boa alimentação e o contato com a natureza. “Iniciamos o projeto e contamos com a parceria da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) que nos enviou um engenheiro agrônomo para nos orientar com a preparação da terra, o plantio e a colheita”, resumiu Andréa.

Com cenoura, alface, rúcula, couve, tomate e muito mais, a horta faz sucesso entre os alunos. Os alimentos colhidos seguem para a Cozinha Experimental, que conta com bancada, pia e fogão adaptados para as crianças. “Lá os pequenos decidem o que querem fazer com os legumes e verduras. Se colhem cenoura, fazem um bolo ou um suco. Se colhem rúcula, uma pizza”, exemplificou. Além disso, a escola também tem uma composteira para a transformação do lixo orgânico em adubo e assim, aproveita-se tudo.

Família na escola

O CEI Haydee Maria Pupo Novaes também comemora os aniversariantes do mês. A grande festa conta com o apoio dos professores que durante o mês promovem atividades diferenciadas com a criançada deixando o dia da comemoração ainda mais divertido. “Temos temas mensais que norteiam a decoração e as atividades, como a festa ‘Alice no País das Maravilhas’ que teve a ajuda de algumas mães na preparação dos comes e bebes do chá da Alice. Essa é mais uma ação para trazer os pais para dentro da escola e tê-los como aliados. O próximo tema será da ‘Festa do Espanto’ e vamos trabalhar com personagens do folclore brasileiro como o Saci, a Mula sem Cabeça e outros, sempre com apelo da brincadeira”, explicou a professora Patrícia Mariano, que está na escola há 18 anos.

Outra atividade de aproximação entre escola e família é a ação brincadeira de rua. Uma ou duas vezes por ano, os profissionais da escola se unem para promover uma festa na rua repleta de brincadeiras e atividades com a participação das crianças e dos pais ou familiares. “Fechamos a rua com o apoio da EMDEC e realizamos brincadeiras como corrida do saco, amarelinha, corda e muito mais. Além disso ainda organizamos uma grande mesa com pratos trazidos pelos pais para o piquenique”, garante a diretora.

E não são apenas os pais dos alunos que estão presentes na escola. A comunidade também é bem-vinda. “Por meio da CPA também identificamos que a comunidade gostaria de participar das nossas ações. Dessa forma, eu e os professores Ederson Sandis e Ana Silva criamos o curso ‘Estabelecendo parcerias entre a escola e a comunidade’ que teve início em agosto deste ano”, falou Andréa.

Para o professor Ederson, essa aproximação é um desafio que a escola enfrenta. “Queremos nos aproximar e conhecer nossa comunidade e que eles nos conheçam também. No curso falamos sobre cidadania, história, democracia, ética e discutimos a sociedade, os problemas sociais. A participação está sendo surpreendente e pretendemos continuar com essa ação”, pontuou.

Mutirão

Uma parceria estabelecida entre a escola e o Centro de Voluntariado da Fundação FEAC, por meio do Grupo de Ação Voluntária (GAV), garantiu a realização de uma força tarefa para reparar e reformar a unidade. O mutirão, marcado para encerrar a 7ª Semana da Educação de Campinas no dia 29 de outubro, irá levar cerca de 40 voluntários para a unidade, na qual farão diversos trabalhos de manutenção.

“O Centro de Voluntariado também quis participar da Semana da Educação e nada melhor do que realizar esse trabalho dentro de uma escola. Conseguimos a parceria da empresa Kerry do Brasil e, com isso, teremos ainda mais pessoas trabalhando voluntariamente. Além de transformar o espaço externo da unidade, vamos mostrar para nova geração a importância das nossas ações”, explicou Marcela Doni, assessora técnica do Centro de Voluntariado da FEAC.

Alguns espaços necessitam de reformulações, reformas e organização. “Conseguimos, com a verba arrecada em festas que a escola promove, reformar o nosso Ateliê, mas ainda temos uma área externa, denominada de Quintal da Vovó que pretendemos, em parceria com o GAV, dar uma reformulada. A ideia é fazer com que as crianças possam brincar no local com jogos antigos, como amarelinha”, explica a diretora.

Na programação do mutirão está a limpeza do terreno, pintura dos brinquedos do parque escolar, plantio de árvores frutíferas e flores, reparos e limpeza de brinquedos e melhoria e reorganização da brinquedoteca. Durante a ação, ainda haverá brincadeiras para as crianças e a participação do artista e compositor infantil Dani Bacana, que irá animar a criançada.

Confira a programação completa da 7ª Semana da Educação de Campinas: www.semanadaeducacao.org.br

grafico