Dois pontos de vista distintos, mas que se complementam. Assim foi o debate sobre a educação e os desafios contemporâneos entre o filósofo Luiz Felipe Pondé e o jornalista Antônio Gois, que aconteceu na noite do dia 24 de outubro, durante a abertura da 7ª Semana da Educação de Campinas, ocorrida no Teatro Iguatemi Campinas.
Instigados pelo mediador do debate e superintendente-executivo da Fundação FEAC, Arnaldo Rezende, os convidados refletiram sobre o atual panorama e os principais desafios da educação brasileira para uma plateia interessada.
Gois abordou a educação apontando evidências, estudos e estatísticas sobre a qualidade do ensino nas escolas. Na opinião do jornalista, os problemas mais urgentes a serem solucionados na área educacional são a atratividade da carreira docente, com maiores salários, mais valorização profissional e melhor formação do professor. Outro ponto abordado por Gois foi a necessidade de se criar ambientes favoráveis ao aprendizado nas escolas. “O professor precisa dialogar com seus pares e ter condições e garantias de que vai ter tempo para isso, trocando experiências, ideias e reflexões. Isso é o que os países mais avançados fazem, e leva tempo”, analisou.
O jornalista também ressaltou a necessidade da sociedade e do poder público brasileiro mudarem atitudes e criarem uma cultura de altas expectativas para os alunos. “É claro que sempre haverá desigualdades, mas a gente precisa trabalhar mais com o conceito de equidade: sabendo que as crianças mais pobres têm desvantagem que trazem de casa, a gente precisa avançar e dar uma educação de qualidade para elas. Não é tarefa fácil, mas é necessária e urgente. Infelizmente no Brasil a gente faz o oposto: damos às crianças que mais precisam, as piores escolas”, disse o jornalista, que também chamou a atenção para a necessidade de melhoria da gestão escolar. “É preciso gastar mais e melhor”, concluiu.
Contraponto
Em contraponto à análise de dados embasados em estudos e pesquisas citados por Gois, Pondé fez uma reflexão filosófica, ácida e bem humorada dos desafios educacionais a partir de sua experiência de mais de 20 anos como docente em universidades.
“Às vezes se inventa muita moda em educação, se quer que o professor ensine muita coisa e isso pode até atrapalhar em sala de aula. Acho que se o professor pudesse dar aula, por exemplo, de geografia e história, seria mais fácil do que a ideia de que o professor tem que formar um grande cidadão, que é algo muito abstrato. Defendo o uso dos clássicos para a formação tanto na escola quanto na universidade. Em meu caso, em aulas de literatura, como Machado de Assis e Willian Shakespeare, que continuam proporcionando um aprendizado melhor que as modinhas”, opinou Pondé.
Neste sentido, Pondé analisou a ampliação do uso da tecnologia em sala de aula a partir de sua vivência acadêmica. “Não há muita diferença nos últimos 20 anos em relação à escrita e leitura dos alunos. Desde a pré-história, o ser humano sempre foi muito mais interessado em ficar ao redor do fogo e conversar, do que fazer pinturas e inscrições em cavernas. A maior diferença é que o acesso às informações, principalmente por meio do Google, é imediato”, comentou.
Para Pondé, a grande cobrança para que os jovens tenham sucesso é um dos problemas atuais da educação. “Creio que a sociedade deva projetar menos sobre os jovens a obrigação deles terem de dar certo e serem melhor e mais bem resolvidos do que nós. Por outro lado, devemos dar a eles elementos para que tenham condições de lidar com a humanidade deles mesmos”, filosofou.
O público presente no debate elogiou a reflexão tão distinta sobre a educação trazida pelos palestrantes. “Trazer pontos de vista diferentes para a discussão sobre a educação é essencial, e a FEAC e o Compromisso Campinas pela Educação acertam ao fazer uma semana inteira dedicada às discussões e o compartilhamento de conhecimentos diversos sobre o mesmo tema”, disse Alessandro Capene, coordenador do movimento Força Sempre.
Saiba mais sobre Antônio Gois: http://blogs.oglobo.globo.com/antonio-gois/
Saiba mais sobre Luiz Felipe Pondé: https://www.youtube.com/channel/UCW9jLtlONRp7W-AK9F8M66Q