As mãos voluntárias trabalharam com pintura, limpeza e reparos no grande mutirão que o Centro de Voluntariado da Fundação FEAC, por meio do Grupo de Ação Voluntária (GAV), promoveu no Centro de Educação Infantil (CEI) Haydee Maria Pupo Novaes, localizado na região Sul de Campinas, no último 29 de outubro.

O mutirão encerrou a programação da 7ª Semana da Educação de Campinas, realizada pela Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) que ocorreu de 24 a 29 de outubro, com a promoção de 30 eventos que foram construídos coletivamente com 19 instituições parceiras e mais de 20 apoiadores, ocorridos em diversos locais, para públicos que foram desde crianças, passando por famílias, interessados pela educação, até profissionais da área, entre outros.

Todas as ações que compuseram a programação da Semana da Educação tiveram temas relacionados às 22 metas e 262 estratégias do Plano Municipal de Educação de Campinas (PME). O Plano norteou todas as ações do Compromisso Campinas pela Educação ao longo do ano.

Mão na massa

Para dar início à força tarefa, a ação contou com o envolvimento de 15 voluntários do GAV, além de pais de alunos, professores, monitores e funcionários.

Com 275 alunos e 13 professores, a escola preza pela natureza e pelo meio ambiente. Além da horta já existente que conta com produção de cenoura, alface, rúcula, couve, tomate e outros legumes, a unidade educacional também possui uma grande área externa dedicada ao jardim. E justamente esse espaço foi renovado pelos voluntários que revitalizaram os canteiros de flores com mini girassóis, tagetes e lavandas.

Responsável pelo plantio, a paisagista Lúcia Maria Barbosa Francisco organizou o trabalho e deu dicas para o manuseio das flores. “Compartilhar conhecimento, unir esforços é o que queremos. Estar disponível para ajudar é atitude de vida, por isso procurei o voluntariado, para contribuir. É uma forma de mudar o conceito da comunidade. Queremos que os alunos e suas famílias vejam que é possível fazer uma escola melhor, um trabalho conjunto. Tudo isso é autonomia, é fazer sem esperar pelos outros”, relatou a voluntária.

Além da revitalização da parte externa, plantio e limpeza do terreno, os voluntários também se uniram para a higienização de brinquedos e reorganização da brinquedoteca. “Estamos trabalhando com muita vontade, e fazer o voluntariado é deixar de pensar no dia a dia para pensar num todo, nos outros. É isso que estamos fazendo aqui. É bastante trabalhoso, mas muito gratificante”, resumiu o economista Rafael Augusto Antão de Souza.

Integração

E a comunidade também participou da ação. Para o assistente de produção Evandro Lopes, pai da aluna Evelin, estar junto da escola é muito importante. “Sempre participo e procuro estar presente nas ações que a escola promove. Quero um lugar mais bonito e melhor para minha filha. Além disso, tem diversão para as crianças e isso faz com que o sábado seja diferente”, afirmou.

Durante toda a manhã, alguns espaços da escola foram reformulados, reformados e organizados. “O mutirão revigorou a área externa da escola, que ficou linda com os brinquedos dos parquinhos pintados, canteiro com flores e nova pintura em algumas paredes. Tivemos o envolvimento não só de voluntários, mas também de pais e funcionários da escola. Acredito que o maior ganho tenha sido o exemplo que o voluntariado dá para todos”, resumiu Marcela Doni, assessora técnica do Centro de Voluntariado da FEAC.

A manhã também teve lanche, pipoca, algodão doce, brincadeiras e música. Para animar a galera, o artista e compositor infantil Daniel Batisttoni aproveitou para cantar e divertir a ala infantil. “Vim com meu personagem Dani Bacana trazer diversão pro pessoal. Fazer o trabalho voluntário faz bem para o coração e todo mundo ganha, quem recebe e quem doa”, refletiu o artista.

Para a diretora do CEI Haydee Maria Pupo Novaes, Andréa Viana Martins, a ação representou um ganho muito grande para a escola. “Ver o pessoal unido, trabalhando para melhorar a condição do nosso local de trabalho, nos traz ânimo para continuar com outras ações. Nossa comunidade está vendo o que está acontecendo e queremos que cada vez mais eles participem, estejam juntos da escola. Essa aproximação é muito enriquecedora e só traz melhorias”, ressaltou.

Centro de Voluntariado FEAC

O Centro de Voluntariado FEAC surgiu para sistematizar o trabalho já desenvolvido pela Fundação FEAC que articula recursos humanos voluntários e entidades sociais conveniadas. Com o objetivo de promover o bem-estar social, conforme missão estatutária da FEAC, o Centro visa ainda estimular e qualificar as práticas solidárias que beneficiem a coletividade.

Saiba mais sobre o Centro de Voluntariado FEAC: https://www.feac.org.br/encontro-de-mobilizacao-ao-trabalho-voluntario/