A formação política Desvendando o Politiquês, iniciativa do Departamento de Assistência Social (DAS), da Fundação FEAC, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) Juventude: uma Política em Construção e em parceria do movimento Minha Campinas, realizou seu último encontro no último 30 de abril.

Com foco no público juvenil, a formação realizada em três encontros propôs discussões teóricas e práticas sobre o que é Estado; Sistemas de Governo; Esferas de Poder; Responsabilidades Governamentais; o que é Direita e Esquerda; coeficiente eleitoral; política social – formas de participação, entre outros temas abordados pela socióloga, Carolina Costa de Oliveira; pelo advogado, Rafael Moya; e pelo gerente do Departamento de Assistência Social, Lincoln Moreira.

“A procura por essa formação superou a nossa expectativa”, comemorou a assessora técnica do DAS, Lucilene Gomes. “Tínhamos somente 40 vagas direcionadas para jovens de 15 a 29 anos e acabamos recebendo inscrições de cerca de 80 pessoas de 14 a 53 anos”, completou Lucilene.

Para Juliana Patete, que trabalha no Minha Campinas, a formação foi extremamente importante. “No Movimento falamos muito de mobilização social; de como intervir na cidade; de como fazer como Campinas seja mais nossa e também comentamos sobre essa participação. E para que eu possa comentar isso com mais propriedade tenho que conhecer mais sobre política. Foi por isso essa formação despertou o meu interesse”, concluiu

José Paulo Inácio, cuidador de idosos, que gosta de política, participou efetivamente da formação comparecendo nos três encontros. “Acho importante saber para poder opinar”, declarou.

O envolvimento foi tão ativo que para dar continuidade as produtivas discussões e trocas de informações foi criado o blog https://desvendandoopolitiques.wordpress.com/, pela comissão organizadora. Por conta da grande procura, ainda neste mês de maio se iniciará a formação da segunda turma.

Informações: [email protected]