No último 3 de maio, o FEAC Arte e Cultura, programa gerido pelo Departamento de Assistência Social, apresentou às entidades conveniadas e não conveniadas o resultado da seleção para as apresentações que serão realizadas na edição de 2016.

A programação deste ano será dividida em três eventos: Calendário Cultural, composto por apresentações internas e nos territórios. Das apresentações internas, para os colaboradores, diretoria e presidência da FEAC, farão parte a Associação Beneficente Campineira – ABC São Marcos com espetáculo de sapateado; e o Instituto Paulo Freire, com fanfarra. Já as comunidades prestigiadas com a apresentação das entidades nos territórios serão: Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas – COMEC com cultura Hip Hop e Grafite; a Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA também mostrará o Hip Hop com seus atendidos; e o Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação com espetáculo de ballet clássico. “Neste momento, serão apresentadas as atividades culturais executadas pela entidade, com um incremento a ser trabalhado pela equipe do Programa, com o apoio da produtora cultural”, esclareceu Nadir Semenzin, assessora técnica do Programa FEAC Arte e Cultura.

Do Festival, farão parte a arte circense do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia; Associação Beneficente Semear e Associação de Assistência Social São João Vianney com Hip Hop; a dança clássica será representada pelas entidades Centro Socioeducativo Semente Esperança e Casa de Maria de Nazaré; a Associação Beneficente Direito de Ser, a Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA e o Instituto Padre Haroldo entrarão com percussão e banda. “Estamos muito felizes com esta oportunidade de podermos levar as nossas crianças para o palco de um teatro, participando de um evento tão grandioso como esse”, enalteceu a coordenadora da Associação de Assistência Social São João Vianney, Cintia Fagiane de Oliveira.

Do Coral Integrado, atividade que desde 2012, vem reunindo cerca de 250 vozes de crianças e adolescentes de entidades de Campinas, farão parte este ano: Centro Socioeducativo Semente Esperança, Associação Beneficente Direito de Ser, MAE Maria Rosa, Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA NINA, Centro Assistencial Santa Rita de Cássia – CEAC e ADRA – Núcleo Cássia Lasca.

O Coral Integrado irá homenagear os 100 anos do mais brasileiro dos ritmos, o samba. E será lembrado com músicas que contam a evolução desde de 1916. “É o nosso primeiro ano participando do Coral que já está em sua quinta edição. Por isso, eu me sinto desafiado, transmito para as crianças e elas têm abraçado isso é muito bacana. A gente vai fazer o samba falar mais alto!”, comemorou Ryan Lima, responsável pelo coral da Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA NINA, entidade não conveniada à FEAC que integra este Programa cultural.

Próximos passos

Depois de 20 horas de Formação Básica, a partir de agora começa o assessoramento pontual, que será a cargo dos consultores contratados e equipe do programa FEAC Arte e Cultura. A dupla de consultores é formada pelo regente Ivan Bueno, que coordenará o trabalho do Coral Integrado, e pela produtora cultural Daniela Fischer, que assume a coordenação da apresentação cênica do Festival e dará apoio ao Calendário Cultural. “A ideia é que a nossa arte transborde a vida das pessoas que nesse programa estão envolvidas”, comemorou o regente, Ivan Bueno.

O Festival será montado a partir da adaptação e um texto literário, no qual os participantes serão personagens desta história. “Isso será uma experiência nova e um grande desafio para todos. Esta proposta irá trazer mais integração e a possibilidade de olhar para o todo, pela experiência de atuar com um grupo diferente. Com o resultado, esperamos que as crianças e os adolescentes percebam que podem fazer parte de qualquer todo – esse é o ponto alto desta edição do FAC”, completou Nadir.

Sobre o Programa 

FEAC Arte e Cultura é o programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos o contato, a fruição e o estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. A iniciativa teve início em 2012 com o nome de Calendário Cultural com o objetivo difundir e valorizar as ações e projetos artístico culturais, implementados pelas entidades conveniadas, junto aos públicos interno (quadro de colaboradores FEAC).

Informações (19) 3794-3548