Na véspera do Dia das Mães, dia 7 de maio, aconteceu o projeto “Dia das Mães – Embaixadores do Afeto”. O evento foi a primeira grande atividade do movimento Transforma Campinas, parceria entre a Prefeitura e a Fundação FEAC, que tem como objetivo promover o voluntariado.
A ação pretende reunir voluntários para compartilhar solidariedade e atenção com idosos que moram em instituições de longa permanência (Ilpis) no município de Campinas.
A ação na véspera do Dia das Mães contou com o apoio do Hospitalhaços. Os voluntários se encontraram no Salão Vermelho da Prefeitura para receber recomendações e orientações sobre cuidados. Depois, eles foram distribuídos em seis grupos para visitar seis instituições beneficentes (uma pública e cinco cofinanciadas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social), onde são atendidos 199 idosos, sendo 133 mulheres e 66 homens.
Cada grupo ficou durante uma hora conversando com os idosos das instituições. Além disso, as mulheres dos abrigos receberam um vaso de flor dos voluntários. “Além da florzinha, vamos levar uma hora de conversa de boa qualidade para essas pessoas, que muitas vezes não costumam receber visitas”, explicou Sandra Ciocci.
A Prefeitura de Campinas destina R$ 3,6 milhões por ano para acolhimento desses idosos.
Sobre o Transforma Campinas
O movimento Transforma Campinas é uma plataforma virtual na qual as pessoas podem se cadastrar para se voluntariar em algum projeto social. Podem se inscrever homens e mulheres acima de 16 anos. O site para realizar o cadastro é http://www.transformacampinas.com.br.
A proposta central é que o movimento amplie o impacto das ações desenvolvidas pelas entidades assistenciais do município, além de oferecer a possibilidade de qualificação na relação entre voluntários e instituições. O perfil dos candidatos será avaliado pela entidade.