Expostos até o dia 19 de maio no Senac Campinas, os painéis destacam os medalhistas paralímpicos brasileiros e os principais precursores no Brasil
Entre os dias 10 e 19 de maio, o Senac Campinas, localizado na rua Sacramento, 490, no Centro, recebe as exposições “Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento” e “Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência”, ambas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A exposição “Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento” é composta por 22 painéis que abordam o conceito do termo “paralimpíada” ao apresentar as modalidades existentes e destacar os medalhistas paralímpicos brasileiros e principais precursores no Brasil. A mostra aborda uma narrativa histórica sobre as Paralimpíadas desde as primeiras disputas esportivas com a participação de soldados que ficaram com deficiência na 2ª Guerra Mundial até a atualidade, quando o Brasil se torna uma potência nos Jogos Paralímpicos e sedia os jogos este ano, no Rio de Janeiro.
Além disso, a exposição ressalta a importância do Time São Paulo Paralímpico, seleção composta por 34 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa, judô, natação, paracanoagem, remo e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado em 2011 entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Já a mostra “Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” é composta por 12 painéis que são uma síntese da exposição permanente situada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo. O espaço reúne aproximadamente 700 documentos sobre o movimento social das pessoas com deficiência, suas lutas e conquistas, aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.
Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.
Serviço:
Exposições sobre o movimento social das pessoas com deficiência e os jogos paralímpicos
Data: de 10 a 19 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 14h
Local: Senac Campinas
Endereço: Rua Sacramento, n°490 – Centro
Entrada gratuita
Fonte: Assessoria de Imprensa