A Fundação Banco do Brasil é um dos patrocinadores do Prêmio Empreendedor Social em 2016, o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, uma das comunidades ligadas ao Fórum Econômico Mundial.
A instituição, que realiza o Prêmio FBB de Tecnologia Social, vai apoiar neste ano a categoria Escolha do Leitor, na qual os leitores da Folha podem votar em seus projetos preferidos entre os seis finalistas do Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro.
“É importante destacar que o Prêmio Empreendedor Social e o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais são iniciativas que fomentam e reconhecem a participação do terceiro setor no desenvolvimento de soluções efetivas que geram inclusão social e transformam a vida das pessoas”, afirma Gerôncio Luna, presidente da FBB.
O trabalho da fundação está em sinergia com o papel do Prêmio Empreendedor Social, que desde 2005 seleciona, premia e fomenta líderes socioambientais do Brasil. Ao longo de doze edições, a premiação reconheceu 71 projetos de impacto comprovado em áreas como educação, saúde, inclusão social e meio ambiente e sustentabilidade.
Há 30 anos, a fundação também identifica e mobiliza diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras. Entre vencedores e inscritos na premiação, a FBB já selecionou cerca de 850 para integrar o seu banco de tecnologias sociais.
Entre elas, o projeto Moradia Urbana com Tecnologias Sociais, que tem investimento de R$ 20 milhões para a implantação de cinco iniciativas em 124 empreendimentos imobiliários da Faixa 1 –a de menor poder aquisitivo– do Programa Minha Casa Minha Vida em todas as regiões do país.
Cerca de 330 mil pessoas de 83 mil moradias desses empreendimentos serão atendidas com o projeto Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária e escolherão uma tecnologia entre outras quatro para ser aplicada.
Além da FBB, o Prêmio Empreendedor Social conta com patrocínio do IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e da Coca-Cola, além das parcerias estratégicas da ESPM, Fundação Dom Cabral e UOL, e tem a LATAM como transportadora oficial.
NOVOS PARCEIROS
A premiação também fechou parcerias inéditas neste ano com Din4mo, FNQ, Instituto Quintessa, Yunus Negócios Sociais, ICE, Idis, NESsT e Vox Capital para ampliar ainda mais os benefícios e qualificar o processo de seleção.
Os novos parceiros se somaram à Artemisia, Ashoka, Brasil Júnior, FGV GVcenn, FGV GVces, Gife, Ink, Impact Hub, Sitawi, Sistema B, Szazi Bechara Storto Advogados, WomenChangeMakers, ABCR, Endeavor, MakeSense e Neurônio.
Os 27 parceiros estratégicos, institucionais e de divulgação garantem aos vencedores e aos finalistas mais de R$ 300 mil em prêmios, como bolsas, cursos de qualificação, processos de aceleração e inscrições em eventos.
O processo de avaliação dos candidatos inscritos em 2016 está a cargo da consultoria Plano CDE, responsável pela análise de documentação e pelas diligências em campo para elaboração dos relatórios para os jurados.
Os seis finalistas serão conhecidos pelo público em outubro, quando terá início a votação da categoria Escolha do Leitor.
Fonte: Folha de S. Paulo