Na plateia lotada familiares, amigos e pessoas da comunidade emocionados. Assim foi a segunda apresentação do Calendário Cultural, que faz parte do FEAC Arte e Cultura (FAC) programa que incentiva as atividades artísticas realizadas dentro das instituições.
No palco do teatro do Centro Artes e Esportes Unificados (CEU), o espetáculo ‘Campinas in Art’ foi encenado por 38 crianças e adolescentes entendidos no Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação e teve como fio condutor uma narrativa sobre locais importantes e personagens ilustres da cidade de Campinas.
Música, gestos, coreografia e figurino envolveram os convidados em uma viagem com os “personagens” da atração. A cor azul na roupa das pequenas bailarinas fez menção à cidade das andorinhas de Carlos Gomes. O traje preto dos músicos da Orquestra Sinfônica foi destacado com a música Moonlight de Steven Sharp. Ao som de Cannon In de Pachel Bel as bailarinas mostraram o glamour das atrações que ocorrem no teatro Castro Mendes. Até as estrelas do Observatório Jean Nicolini brilharam na escuridão do palco. As alunas menores, alinhadas lado a lado, fizeram os presentes recordarem a história da Estação Cultura.
“ Vê-las dançando neste palco é um sonho meu de criança que se realiza, enalteceu Ivani modesto da Silva, mãe das pequenas Yasmim e Julia.
O vice-presidente da Área Social da Fundação FEAC, Marcos de Figueiredo Ebert parabenizou as crianças, os jovens, os pais, e a equipe da entidade pela apresentação. “Fiquei emocionado com a educação e postura destas crianças e adolescentes. Eles ensaiaram muito para brilhar neste espetáculo. Imagino o orgulho da entidade ao ver o resultado maravilhoso do que preparam com tanto carinho”, exaltou.
No dia 14 de setembro é a vez do Instituto Paulo Freire que apresentará a sua fanfarra. Já no final do mês, o Comec e a Associação Nazareno Assistencial Beneficente (ANA) com apresentação de Hip Hop e Grafite.
“A proposta do FAC é possibilitar às crianças, adolescentes, jovens e adultos a oportunidade de vivenciar a arte e a cultura, instrumento de inclusão social, atividades estratégicas como meio para serviços oferecidos e direito fundamental de todos os cidadãos” destacou Lincoln Moreira, gerente do Departamento de Assistência Social, responsável pelo programa.
Sobre o Centro Promocional Nossa Sra. Visitação
O Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação tem como finalidade oferecer Educação Infantil e realizar ações assistenciais de atendimento, através da prestação de Serviços, execução de programas ou projetos de proteção social básica e especial, dirigidos às crianças, adolescentes e idosos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal além de oferecer atividades ligadas à cultura, arte e esporte. Está localizada no bairro Jardim Ipaussurama, região Sudoeste de Campinas. Atende 360 crianças, adolescentes, jovens e idosos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centros de Convivência Inclusivos e Intergeracionais e 155 crianças na Educação Infantil.
Sobre o FEAC Arte e Cultura
FEAC Arte e Cultura é um programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos contato, fruição e estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. Entre os projetos do programa estão Calendário Cultural, Festival e Coral Integrado.