Os Encontros de Formação do Eixo Ensino e Aprendizagem do Projeto FEAC na Escola foram concluídos na manhã do último do 1º de setembro, na sede da Fundação FEAC. A formadora Flávia Vivaldi aprofundou as discussões sobre o processo de recuperação do aluno com professores coordenadores das oito escolas estaduais participantes da segunda edição do Projeto.

Com várias sugestões de técnicas, atividades e suporte teórico a serem trabalhadas com professores e posteriormente, alunos, Flávia recomendou aos coordenadores alternativas efetivas para a recuperação do aprendizado do aluno.

“O Encontro teve como objetivo compreender o processo de recuperação, mas não focando nos moldes tradicionais que vêm sendo desenvolvidos nas escolas, que pensa em uma recuperação de nota; mas sim tratar de procedimentos que precisam acontecer ao longo do ano e que automaticamente incidem na recuperação de conhecimento do aluno”, afirmou Flávia.

A formadora frisou ainda a importância dos profissionais usarem as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs) para refletirem com os professores sobre as questões de avaliação e recuperação dos alunos e trabalhar em conjunto com eles pontos como o planejamento de aulas com ferramentas compatíveis com o perfil dos alunos. “Com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à informação, atualmente o professor não é a única fonte de informação e assim, a relação do aluno com o professor não é mais de dependência e por isso, o docente deve ajudar o aluno a organizar e construir as informações que não estão somente na escola”, ressaltou.

Legado de conhecimento

Os Encontro de Formação do Eixo Ensino e Aprendizagem foram iniciados no primeiro semestre de 2016 e encerrados nesta quinta-feira, dia 1º de setembro. “Fechamos este ciclo abordando como trabalhar a recuperação; não no contexto de recuperar a nota, mas sim de recuperar a aprendizagem. A recuperação é um conteúdo constante na escola, e por isso é preciso que a equipe pedagógica observe o aluno e faça com que ele se interesse e se comprometa com a aprendizagem”, afirmou Cláudia Chebabi, gerente do Departamento de Educação responsável pelo FEAC na Escola.

Ao longo do ano, as formações comandadas por Flávia abordaram a fundamentação do papel do professor coordenador; funções deste profissional frente à equipe de professores; além das estratégias que podem de fato contribuir com apoio pedagógico aos professores e aos alunos.

“Aprofundamos bastante a discussão sobre a necessidade de um trabalho cooperativo na escola; estudamos as questões da avaliação em uma visão mais ampla e não só pelo registro escrito, para que se saiba quais são as habilidades que o aluno possui. Foi um ciclo que teve um saldo positivo, com uma equipe participativa, que evoluiu em sua forma de se expressar e passou a ter um olhar mais criterioso para as estratégias de ensino abordadas nos encontros, e que agora levam para as unidades essas discussões para que se alcance uma qualidade de trabalho superior à que eles já faziam. Não tenho dúvidas de que eles de fato se mobilizaram e já sofreram transformação”, avaliou.

A análise de Flávia foi refletida na opinião de participantes que já mudam práticas pedagógicas com suas equipes profissionais nas escolas, como faz Cláudia Valéria da Silva Belo, professora coordenadora da Escola Estadual Ruy Rodriguez. “Esses encontros trouxeram uma reflexão para os coordenadores, principalmente na questão do apoio que devemos dar ao professor nas avaliações. Algumas coisas já levamos para a escola e ainda tem muitas outras para serem colocadas em prática. Mas já estamos conseguindo fazer com que os professores reflitam sobre a necessidade de mudança de algumas práticas em sala de aula”, contou.

Na opinião de Cláudia, as formações foram positivas e produtivas para os representantes das escolas que participam da segunda edição do Projeto e destacou o trabalho de formação que também acontece dentro das escolas.  “Para os educadores, esses conteúdos chegam por meio dos espaços de formação que tem acontecido nas escolas com os ATPCs e tem sido bem produtivos. As equipes das unidades escolares, juntamente com as assessoras técnica do FEAC na Escola elaboram os conteúdos para que de fato as técnicas de ensino e aprendizagem compartilhadas cheguem até os alunos, que são o foco do projeto”, disse Cláudia, que definiu com propriedade o conteúdo dos encontros. “Estas formações são um legado do FEAC na Escola, que deixa uma reflexão relevante desse universo escolar”, concluiu.