Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a Rede de Articula Juventude (REAJU) promove a Formação ‘Juventudes e Educação Popular’. A iniciativa conta com o apoio do programa Juventude: Uma Política em Construção desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC.  O evento acontece na Associação de Educação do Homem de Amanhã –  Guardinha, localizada na Avenida das Amoreiras, nº 165 – Parque Itália, Campinas/SP.

Voltado a educadores e profissionais interessados no assunto do município de Campinas, esta formação tem o objetivo de promover debates e concepções sobre práticas e metodologias do trabalho com jovens na contemporaneidade. Estarão à frente do desenvolvimento destes temas o Prof. Dr. Juarez Dayrell, da Universidade Federal de Minas Gerais e integrantes do Observatório de Juventudes e do Fórum de Juventudes da Grande BH.

O primeiro encontro da Formação, quarta, 21/09, faz um esquenta com jogos e atividades práticas com a proposta de integrar os participantes e gerar expectativa sobre os temas que serão trabalhados nos três dias de evento.

No dia 22, quinta-feira, o evento ocorre em dois períodos. De manhã, a Educação e Cultura serão os focos abordados,  que estarão voltados para o entendimento dos processos educativos; reflexão sobre o que é ser um educador e ainda  noção da cultura,  diversidade e  percepção do que é o outro e como nos relacionamos com as diferenças.

No período da tarde a discussão será em torno das culturas juvenis, suas especificidades, e como os jovens se expressam e como são as suas representações.

A formação se encerra na sexta-feira, 23, com a apresentação das Políticas Públicas de Juventude (PPJ) e a participação social dos jovens. O tema será contextualizado com o histórico da constituição das PPJs; os avanços e os desafios na oferta e acesso destas políticas. A diversidade de participações sociais das juventudes e como se constituem seus desafios e perspectivas finalizam o encontro.

Os interessados em participar da Formação devem fazer suas inscrições até dia 16 de setembro, pelo link http://goo.gl/0O3fEm

Semana da Juventude

No mês de agosto a Rede Articula Juventude REAJU realizou a primeira Semana da Juventude de Campinas, de 08 a 13 de agosto, com 28 atividades em várias regiões da cidade e participação de mais de mil jovens. O evento contou com rodas de conversa com temas relevantes à juventude como: educação, direito à saúde, sexualidade; redução da maioridade penal; drogas; peça de teatro; atividades esportivas; oficina de danças urbanas e grafite   e exposições.

A programação da Semana fechou com uma marcha política que caminhou pelas ruas do centro da cidade reivindicando políticas públicas; fim do genocídio da juventude negra; contra a redução da maioridade penal e finalizou na Estação Cultura com um festival artístico e cultural.

Todos os eventos foram desenvolvidos pela própria Rede Articula Juventude – REAJU e com o apoio do Programa Juventude: Uma Política em Construção do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC e tiveram como premissa marcar o Dia Internacional da Juventude comemorado em 12 de agosto.

A Semana de Juventude foi instituída no município pela Lei nº 14.806, de 22 de abril de 2014, com a criação do Conselho Municipal da Juventude de Campinas.