Os sorrisos nos lábios dos integrantes da mais antiga manifestação musical foi o bastante para envolver  a todos. Na tarde da quarta-feira, 14 de setembro, o estacionamento da Fundação FEAC se transformou em um palco para receber a Fanfarra do Instituto Paulo Freire de Ação Social, com plateia formada por entidades do entorno, colaboradores e diretoria da FEAC e voluntários .

A harmonia de instrumentos de percussão e de sopro conduzidos por 36 crianças e adolescentes embalaram marchas e ritmos brasileiros como samba e baião. Segundo o regente Cleonaldo Aparecido Guidocci, a formação da fanfarra foi um desejo dos próprios atendidos pela instituição. Um dos integrantes, Luiz Henrique Sussai há três anos frequenta a entidade e já aprendeu a tocar todos os instrumentos. “Gosto muito de fazer parte desta atividade musical e se apresentar aqui  na FEAC foi uma experiência muito boa, porque dificilmente saímos do nosso bairro”, pontuou.

Para os colaboradores da FEAC essas atrações do Calendário permitem que eles conheçam as pessoas que fazem parte das instituições para as quais prestam serviço. “Esta ação é transformadora porque, além de nos aproximar de quem quase não temos contato,  descobrimos que as crianças e adolescentes estão fazendo diferença no mundo por intermédio da cultura”, exaltou Maristela Lara, assessora técnica do programa FEAC na Escola.

Durante a apresentação foram distribuídos pipoca e sorvete. Antonio Vicentim ajudou a organizar as filas e, sempre atento, não deixou que nenhuma criança ficasse sem a guloseima. Ele participa como voluntário desde a primeira apresentação do Calendário deste ano. “Contribuir para que tudo corra bem nesse evento é muito gratificante. Faço isso com muito carinho e recebo tudo de volta”, enalteceu Antonio, profissional do ramo da construção civil que faz parte do Centro de Voluntariado FEAC há um ano.

A edição de 2016 do Calendário Cultural encerra-se no dia 30 de setembro, com a participação do Centro de Orientação ao Adolescente (Comec) e a Associação Beneficente (ANA) com apresentação de Hipo Hop e Grafite, que acontecerá na Praça Emil Rached, localizada na Avenida Suassuna, Vila Aeroporto.

Sobre o FEAC Arte e Cultura

FEAC Arte e Cultura é um programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos contato, fruição e estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. Entre os projetos do programa estão Calendário Cultural, Festival e Coral Integrado.