Community Day mobiliza funcionários do centro de compras em prol da comunidade

Estudantes, entre 6 e 11 anos, aprendem sobre cidadania e segurança em espaços de grande circulação

 

O projeto de voluntariado o Community Day,  do Parque D. Pedro Shopping está completando 10 anos e para marcar esta edição recebe, no período de 26 a 28 de setembro, 119 estudantes da rede pública de Campinas, com idade entre 6 e 11 anos. Além de conhecerem o centro de compras, eles participarão de oficinas que visam despertar princípios de cidadania.

O Community Day é uma das iniciativas de responsabilidade social promovida pela Sonae Sierra Brasil. A cada edição, os colaboradores são estimulados a doar horas de trabalho e usar a sua expertise em prol do evento, seja no planejamento ou na realização. A última edição contou com 144 pessoas que somaram 792 horas de trabalho voluntário.

No Parque D. Pedro, em uma década, as missões envolveram incentivo à leitura em centros de educação infantil, construção de horta experimental pedagógica, visitas a entidades que atendem pacientes com Mal de Alzheimer, oficinas com materiais recicláveis em creche, ações no Centro Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente entre outras. Em 2015, o uso correto das vagas especiais (idoso, deficiente e gestante) foi o alvo da campanha.

“Ao longo destes 10 anos, o Community Day atendeu centenas de crianças, jovens e idosos em variadas entidades e ações. Nós aproximamos mais da comunidade e aprendemos que, através do trabalho voluntário, podemos contribuir de alguma forma para transformar a sociedade”, aponta o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Guilherme Marini.

Este ano, o shopping abre as portas para que crianças de 6 a 11 anos, estudantes das escolas estaduais Carlos Araújo Pimentel e Professora Maria Alice Colevati Rodrigues, conheçam o centro de compras e aprendam sobre cidadania e segurança em espaços de grande circulação, como o Parque D. Pedro.

Divididas em grupos de 4 ou 5, elas participam de atividades que promovem a reflexão e discussão do bom uso do local, identificando inclusive espaços que exigem cuidados, como estacionamento, escadas rolantes e fontes. Nestes três dias, os funcionários deixarão o trabalho administrativo para orientar os estudantes, narrando ou até mesmo encenados situações no tema proposto.

As crianças serão incentivadas a desenvolver, na escola, material com orientações de utilização segura e respeitosa de cada espaço visitado no shopping. O melhor trabalho será transformado em pôster e devolvido à instituição de ensino. Para desenvolver a ação, escolher as instituições participantes e direcionar a visita, o shopping contou com consultoria e apoio do NIPEC – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Consultoria.

Informações: 4003-7740 – www.parquedpedro.com.br