“Maravilhoso, perfeito, lindo, alegre, rico em detalhes”. Estes foram somente alguns dos elogios ouvidos durante a apresentação da segunda edição do Festival Cultural FEAC que aconteceu no último 22 de novembro envolvendo cerca de 200 crianças e adolescentes, de organizações da sociedade civil de Campinas/SP. A iniciativa integra o programa FEAC Arte e Cultura, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social (DAS) da Fundação.
O teatro Iguatemi ficou pequeno para o grande público que compareceu para prestigiar os atores mirins. Emocionada antes mesmo do espetáculo começar, Valeria Costa Lourenço contou que o filho Vinicius Eduardo, atendido pelo Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia, não faltou em nenhum ensaio e estava ansioso pelo dia do evento. “Ele quer fazer surpresa até para mim, nem me contou qual é o personagem dele”, ressaltou orgulhosa.
Na primeira fila, Ney Carrasco, secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas assistiu ao espetáculo extasiado. “Achei lindo o envolvimento destas crianças e adolescentes com o espetáculo. Que belo trabalho as entidades estão fazendo com as crianças e esse resultado se vê no brilho dos olhos delas, pois estão no palco com muito prazer”, enalteceu, parabenizando a FEAC, as entidades e às crianças e adolescentes que participaram deste espetáculo.
A história de uma cor
Muitas cores no palco e muita emoção na plateia. O espetáculo baseado no livro de Ziraldo, Flicts, contou a história da cor, entremeando atividades culturais desenvolvidas pelas oito organizações: Associação Nazarena Assistencial Beneficente (ANA); Associação Assistencial São João Vianney; Centro Socioeducativo Semente Esperança; Instituto Padre Haroldo (projeto Aprender Mais); Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia; Associação Beneficente Direito de Ser; Casa Maria de Nazaré (Unidade Casa dos Anjos); Associação Beneficente Semear.
“Esta iniciativa da Fundação FEAC de articular as entidades e valorizar essa juventude, o envolvimento das crianças, a alegria e seriedade com que elas encararam isso, é muito gratificante para nós”, realçou o vice-presidente da Área Social da Fundação FEAC, Marcos de Figueiredo Ebert.
Segundo Priscila Graner Pinto Ribeiro, coordenadora do Centro Socioeducatiovo Semente Esperança, as crianças estavam felizes. “Cada hora era uma surpresa, foi vibrante. Estou super feliz de ver as nossas crianças mostrarem no palco tanto talento. Elas embarcaram em um desafio e conseguiram fazer e falar que a cor da lua é Flicts! Eles brilharam”, comemorou.
FEAC Arte e Cultura é um programa próprio da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos o contato, a fruição e o estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. Estes direitos são garantidos pela Constituição Federal, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Plano Nacional de Cultura.
Além do projeto Festival Cultural, o FAC reúne ainda as iniciativas Coral Integrado e Calendário Cultural.
Informações: (19) 3794.3548