Opções não faltam para o estudante que pretende adquirir experiência profissional durante a trajetória na universidade. Além dos estágios, dos projetos de pesquisa e de extensão e das empresas juniores, o trabalho voluntário é uma alternativa que também traz resultados significativos tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
O trabalho em organizações não governamentais ou em projetos com foco em causas sociais contribui para que o estudante tenha contato com diversas realidades e adquira uma visão de mundo mais aprimorada. A prova de que isso é um item relevante para a formação profissional está no fato de as empresas valorizarem os candidatos que já tiveram algum tipo de contato com essa área.
Segundo o diretor executivo da empresa consultora de RH B2HR, Daniel Brayer, o trabalho voluntário é um passo fundamental mostrar as competências que tem e a habilidade para trabalhar em equipe.
“Iniciativa, comprometimento e engajamento são qualidades que podem ser desenvolvidas num trabalho voluntário. Quando um candidato tenta ingressar em uma empresa, se ele já tiver participado de algum projeto social, pode facilitar na hora de tirar uma referência profissional. Ele vai poder contar algum caso de sucesso que teve.”
Arte e educação
Foi em busca dessa experiência que o estudante Marcos Venicius, do quarto semestre do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB), resolveu se voluntariar em um projeto social. Desde 2015, ele faz parte do Coletivo da Cidade, que oferece alternativas artísticas e educativas para crianças e adolescentes no contraturno escolar.
Uma delas é o “Inglês na Estrutural”, que oferece aulas de inglês uma vez por semana para os moradores da Cidade Estrutural que estão nessa faixa etária. Marcos assumiu a coordenação administrativa, dando suporte à parte burocrática da ONG.
Para o estudante, satisfação pessoal e profissional são o resultado do trabalho. “No meu trabalho, na minha vida profissional, busco satisfazer três aspectos: satisfação pessoal, contribuição efetiva para a sociedade e sustento material. No Coletivo, eu tenho satisfação pessoal e vejo meu trabalho contribuir efetivamente com a comunidade”, conta.
Marcos ainda ressalta que o trabalho voluntário permite conhecer pessoas e fazer contatos que são essenciais tanto para a fase universitária quanto para a vida de pós-formado.
Na hora de escolher um projeto para se voluntariar, o diretor executivo da B2HR lembra que é importante escolher algo que realmente desperte o interesse e a vontade do estudante de buscar resultados.
Fonte: Plantão News