(Por Laura Gonçalves Sucena)
Nem a manhã gelada do sábado, 19 de maio, impediu o grupo de voluntários de arregaçar as mangas e transformar um dos espaços da Sociedade Pró-Menor Barão Geraldo. Começando pela limpeza, o pátio da entidade passou por uma revitalização e ganhou nova função para as 90 crianças atendidas na instituição.
O MUVO – Mutirão Voluntário, projeto do Programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC, começou retirando o entulho que estava no local. Em seguida foi a hora da limpeza, pintura e, posteriormente, a organização. A meta era a criação de dois espaços de convivência e aprendizado: uma área de leitura e desenho e uma cozinha para que a entidade possa oferecer novas oficinas às crianças.
Vera Lucia Viera Ramos, coordenadora técnica da instituição, aprovou as mudanças e o trabalho dos voluntários. “Essa ação solidária é muito valorosa para nós porque são pessoas que estão dispostas a atuarem em prol do próximo. O benefício maior será para as crianças que poderão contar com novos espaços de vivência. Estamos muito felizes com o dia de hoje”, pontuou.
Para a pedagoga da instituição, Daniela Fernandes Silva, o espaço ganha novas utilidades. “A sala estava repleta de entulho e outros materiais. Essa organização valorizou o ambiente e vamos aproveitar para realizar oficinas de culinárias, arte e movimento e teatro. O espaço ficou muito bom e estamos muito felizes. Estamos aqui hoje para participar desse processo de construção junto com o grupo”, comentou.
Arrumação
Para dar início ao mutirão, a Fundação FEAC contou com a dedicação da arquiteta Lívia Muniz, que realizou o projeto. “Quando fui chamada pelo MUVO fiquei muito feliz por poder realizar um trabalho na minha área. Era um espaço amplo que não estava sendo utilizado e a ideia foi transformar o local em uma sala de convivência. A parte da cozinha também foi revitalizada e será útil para as oficinas com as crianças”, disse.
Além do grupo de voluntários, o MUVO também contou com a participação de alguns pais da instituição. “Resolvi participar dessa ação porque é um espaço que será utilizado pelo meu filho e outras crianças. Acredito que todo cidadão deve participar desses movimentos porque unidos somos mais fortes e podemos mudar muitas coisas”, falou Hélio Ricardo Ferreira, pai do Matheus de 8 anos.
Unidos, os voluntários arrumaram e organizaram todo o espaço e ainda sobrou energia para deixar o ambiente mais bonito. A área ganhou um espaço de leitura, com nichos para livros, lousa e puffs para a criançada aproveitar os momentos de descontração e criatividade.
A organização da cozinha também exigiu um pouco de paciência, mas valeu a pena o esforço. Os armários ganharam cores novas e o ambiente ficou arejado e pronto para as oficinas de culinárias
Segundo a líder do Programa Cidadania Ativa da FEAC, Marcela Doni, o dia foi de comprometimento com a comunidade. “Este mutirão não era simples, mas os voluntários trabalharam com coesão e foco no resultado a partir do que foi planejado e compartilhado com eles. Foi um dia de trabalho em equipe com muita dedicação e o resultado foi uma imensa transformação na Pró-Menor. Todos saíram do mutirão com sensação de dever cumprido, mudança realizada e a satisfação de saber que as crianças que frequentam a entidade terão dois novos espaços para socializar, brincar e aprender”, falou.
Semana do Brincar
Paralelamente ao MUVO, a instituição convidou a criançada para uma oficina de criação de pipas. Durante a manhã, o pessoal se divertiu com papéis de seda coloridos, varetas de bambu, cola, tesoura e rolo de linha para a confecção de diversos modelos do brinquedo.
“Acreditamos que as crianças desenvolvem diversas capacidades quando estão brincando. O brincar livre auxilia os pequenos na descoberta de si e do mundo e a oficina de pipas ainda possibilita que eles criem seus próprios brinquedos e se divirtam com isso. A ideia é desenvolver habilidades motoras e a coordenação”, acrescentou a pedagoga da instituição.
“Eu gosto de brincar e gostei de fazer minha pipa. Queria ir para o campo de futebol, mas a chuva não deixa. Mesmo assim prefiro estar aqui brincando com meus amigos do que ficar em casa”, falou o pequeno Natanael de Faria, de 10 anos.
A oficina integrou a agenda de atividades da Semana Mundial do Brincar 2018 que acontece até 28 de maio em diversas instituições, escolas e espaços público. Este ano, a Fundação FEAC ainda irá contribuir com a Semana do Brincar promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas, que tem o objetivo de refletir e debater o brincar e sua importância no desenvolvimento da primeira infância.
Sobre o Programa Cidadania Ativa
O Programa Cidadania Ativa é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.
Informações: https://www.feac.org.br/cidadaniaativa/