(Por Laura Gonçalves Sucena)
Atividades lúdicas como forma de estimular e promover a leitura, a diversão com a família, o resgate de brincadeiras infantis, a construção de brinquedos com material reciclado, oficinas de desenho, de pipas e muito mais. Assim foi a Semana Mundial do Brincar, proposta do movimento internacional Aliança pela Infância, que mais uma vez foi inspiração para a Fundação FEAC incentivar a temática.
Pensando na integração entre pais e filhos e na divulgação do tema ‘brincar’ para o adulto, instituições que oferecem educação infantil (primeira etapa da educação básica), parceiras da FEAC, abriram suas portas e colocaram todos na brincadeira. As atividades foram propostas com intencionalidade e as crianças tiveram a oportunidade de explorarem diferentes linguagens e ampliarem seus conhecimentos.
De acordo com Adriana Nunes Silva, técnica de referência do Programa Primeira Infância em Foco (PIF) da Fundação FEAC, as brincadeiras são vitais para o desenvolvimento infantil. “Presenciar a empolgação dos adultos nos ambientes e espaços especialmente preparados para o brincar, com envolvimento e trocas recíprocas de afeto e respeito com as crianças, suscitou em todos os envolvidos o desejo de ter a família cada vez mais participante do âmbito escolar”, salientou.
“O cérebro da criança na primeira infância (0 a 6 anos de idade), assim como nos mostra a ciência, está muito mais apto a atividades de exploração e é na interação com o outro e com os objetos/materiais que a criança vai se desenvolvendo e atribuindo significado às suas experiências”, completou Adriana.
Com o foco de mobilizar a sociedade, pais, cuidadores, educadores, representantes de instituições governamentais e escolas, a Semana garantiu o brincar em diferentes espaços e de diferentes maneiras. “Cabe a todas as pessoas reconhecer o brincar como direito das crianças. Esse ato faz com que elas desenvolvam habilidades cognitivas e motoras, exercitem a criatividade, a imaginação, aprendam a solucionar conflitos, manifestem sentimentos, criem identidade, enfim, brincando elas se relacionam com o mundo e com as pessoas”, ponderou Denilze Ricciardelli, também técnica de referência do PIF.
Uni duni tê
O que não faltou na Semana foram crianças correndo, pulando, cantando e se divertindo. Atividades diversas foram promovidas pela Casa da Criança de Sousas, Associação dos Amigos da Criança (AMIC), Casa da Criança Madre Anastácia, Casa da Criança Maria Luísa Hartzer, Instituto Dona Carminha, Creche Mãe Cristina, Creche Bento Quirino, Escola Infantil Santa Rita de Cassia, Casa da Criança Meimei, Creche Menino Jesus de Praga, Centro de Formação Semente da Vida, SPES-Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo, Centro Infantil Tia Nair e CEAK (Centro Espírita Allan Kardec) – Creche Gustavo Marcondes.
Nas creches Bento Quirino – unidades I e II, os familiares aproveitaram para se divertir com seus filhos e resgatar brincadeiras de suas infâncias. Valdeir Gomes da Silva, pai do Artur Sato, de 3 anos, que frequenta a unidade I, aprovou o convite da instituição, cantou, pulou e brincou de roda com os pequenos. “Eu e minha esposa procuramos estar sempre presentes e participamos muito da educação do nosso filho porque é agora que ele vai construir seu caráter. Essa escola é nosso segundo lar”, relatou.
Segundo a coordenadora pedagógica da creche Bento Quirino II, Danielle Moraes, por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem os aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. “São as habilidades aprendidas durante a infância que acompanharão os indivíduos durante toda a sua vida. O brincar livre, descompromissado, prazeroso faz a diferença no desenvolvimento total de nossas crianças e a creche aproveitou a Semana do Brincar para desenvolver atividades com os pais e reforçar o vínculo de cumplicidade e afetividade”, falou.
A agenda contou especialmente com o brincar livre, brinquedos não estruturados, resgate de brincadeiras da infância e outras atividades. Na AMIC Village os pequenos exploraram suas habilidades criativas transformado os mais diferentes objetos em carrinhos, casinhas e outros brinquedos. “Acreditamos no brincar como metodologia pedagógica, pois constrói na criança segurança e a certeza de que o mundo é bom. O sentimento do amor cede espaço ao conhecimento”, falou a presidente da Amic, Eliana dos Santos.
A Casa da Criança de Sousas e a Creche Gustavo Marcondes inovaram e promoveram uma grande ação na Praça de Esportes Eduardo Prodócimo, no distrito de Sousas. “Resolvemos convidar toda a comunidade para participar das nossas atividades. É uma manhã de convivência e integração com diversas oficinas criativas”, falou Glaucia Valente, coordenadora pedagógica da Casa da Criança.
O resgate de brincadeiras antigas também esteve em alta nas instituições. “Nós pensamos em atividades livres na quadra da instituição. O brincar já é uma prática da nossa rotina, mas a intenção é reforçar essa mensagem para os pais dentro da Semana Mundial do Brincar”, explicou a coordenadora pedagógica do Instituto Dona Carminha, Tatiara Alves.
“Programamos uma semana inteira de atividades. Estamos resgatando brincadeiras antigas que acabam desenvolvendo habilidades como consciência corporal, lateralidade, atenção e foco, controle de impulsos e habilidades sociais”, explicou a professora Patrícia Ivan, da Escola Santa Rita.
Outra agenda que abriu espaço para o brincar foi o Projeto Mutirão Voluntário (MUVO) do Programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC realizado na Sociedade Pró-Menor Barão Geraldo, que aproveitou o espaço para promover uma oficina de pipas.
Ainda dentro da programação, os diversos abrigos de Campinas, que recebem apoio institucional via Programa Acolhimento Afetivo da FEAC, também participaram de atividades dentro da Semana. As crianças e adolescentes brincaram com jogos e se divertiram com ação realizada no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas.
E ainda dá tempo de brincar
Para fechar a Semana, neste sábado, 26, acontece o Motiva a Brincar, formação para o trabalho voluntário que pretende abordar de forma teórica e prática os diferentes aspectos do brincar a partir de diversos materiais que potencializam a interação e a ludicidade. A edição especial do encontro que motiva, estimula e incentiva a ação voluntária terá à frente dos trabalhos o ecobrinquedista e designer de brinquedos Renato Barboza. O Motiva, outro projeto do Programa Cidadania Ativa, será realizado no auditório da Fundação FEAC e as inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.feac.org.br/motiva
Na parte da tarde do mesmo sábado, a programação terá contação de histórias e brincadeiras que serão promovidas por diversos parceiros comprometidos com o Urbanizarte, evento postergado do dia 19 para este 26 de maio, das 14h às 17h, na Praça Marlene Truzzi Sibila, conhecida como Praça do Senna (Rua Paraibuna, s/n, Jardim Flamboyant). O projeto Urbanizarte, integrante do Programa Fortalecimento de Vínculos da FEAC, oferece gratuitamente atividades culturais, esportivas e recreativas para diversos públicos, visando o pertencimento local e estimulando a socialização e a convivência comunitária.
Programa Primeira Infância em Foco
O Programa Primeira Infância em Foco é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.
Informações: https://www.feac.org.br/primeirainfanciaemfoco/