Espaço de convivência foi um desejo da população. FEAC incentiva a manutenção e cuidado da praça pelos moradores

(Por Ingrid Vogl)

Desde dezembro de 2018, a comunidade do Buraco do Sapo, localizada no Jardim Novo Flamboyant, ganhou um coração pulsante: a Praça da União. O local, antes de terra batida, se transformou em uma praça convidativa, com mesas, bancos, banheiro, brinquedos, uma academia ao ar livre e uma quadra esportiva com direito à arquibancada. E graças a essa mudança, o espaço hoje vibra e é vivenciado pela comunidade desde os primeiros raios de sol, quando logo de manhã crianças tomam os balanços e todo o playground, até a noite, com grupos de famílias e amigos que se encontram e aproveitam o espaço com direito a churrasquinho e tudo. Um verdadeiro espaço de convívio coletivo.

“Esta praça nunca fica vazia. Tem gente aqui o dia inteiro, e para que seja sempre assim, temos que preservar este lugar, porque um presente desses não é qualquer um que ganha. Somos muito agradecidos por isso, porque nunca tivemos um espaço desses”, disse Fernando Alves dos Santos, pedreiro e comerciante, que tem orgulho em dizer que ajuda na manutenção da praça.

O presente ao qual Fernando se referiu foi a ação incentivada a partir do projeto #Com_Unidade, iniciativa da Fundação FEAC que em 2018 mobilizou, planejou e executou o mutirão para a construção da praça, um desejo da comunidade. Agora, o desafio é que a população local se mobilize para criar uma agenda de atividades constantes e também se responsabilize pelos cuidados com o local.

União

O Mutirão Voluntário (MUVO) que aconteceu na Praça da União no sábado, dia 26 de janeiro, foi a primeira de diversas ações que devem ocorrer no local ao longo do ano com o intuito de incentivar o pertencimento. Durante toda a ensolarada e quente manhã, voluntários e comunidade se uniram para a confecção de placas com frases inspiradoras e a transformação de uma geladeira em uma estante que será usada como uma biblioteca comunitária, onde os moradores poderão emprestar livros.

Antes mesmo de ser montada, a geladeira/biblioteca já fazia sucesso entre as crianças. Enquanto Patricia Daiana, moradora da comunidade, separava as publicações doadas por estilos literários, Gabrieli Nascimento, 9 anos, e Raiane da Silva, 10, folheavam gibis e livros infantis. A ideia de ter uma biblioteca comunitária foi inspirada em outra ação semelhante que acontece na Vila Brandina. “Nos organizamos para recolher livros para essa ideia, porque com isso, queremos incentivar a leitura da comunidade. Tenho certeza de que os livros serão um sucesso entre os moradores”, apostou Patricia.

Os livros que chegaram para fazer parte da praça deixaram Raiane ainda mais empolgada. “Vai ser muito legal ter essa geladeira cheia de livros pra gente. Vai ajudar até quem não sabe ler muito bem”, apostou a menina, que agora tem na praça seu lugar favorito. “Antes só tinha areia e quando chovia virava barro, sem nada pra gente brincar. Agora eu tenho um lugar gostoso pra vir com meus amigos e minha mãe”, disse. 

Fortalecendo vínculos

Entre os voluntários, o clima era leve e descontraído. Já conhecida entre as crianças da comunidade, Clara Galvani Cardoso estava muito à vontade em seu trabalho de lixar e pintar as letras que formaram o nome da praça, com a ajuda das crianças. “Sempre tive muito interesse no trabalho voluntário e quando fiquei sabendo da oportunidade de participar dessa iniciativa promovida pela FEAC, vim a pé, porque é do lado de casa. E esta experiência tem sido maravilhosa. Para mim é difícil ir embora porque me apeguei de verdade a essa comunidade. Meu coração está aqui, e sinto que eles já são como uma família”, disse a jovem estudante que desde o mutirão para a construção da praça, participa das atividades voluntárias no Buraco do Sapo.

Morador de Cambará (PR), Henri Cesar de Oliveira está em férias em Campinas, mas nem por isso deixou de aceitar o convite para participar do mutirão. “É uma satisfação ajudar, principalmente uma comunidade como esta. A sensação de doar tempo e vontade para algo que será permanente para as pessoas é única. Só quem participa sabe como é”, afirmou.

Engajamento

Para Dione Barbieri, técnico responsável pelo projeto #Com_Unidade, o ponto alto da ação na comunidade Buraco do Sapo foi o envolvimento de pessoas de outros lugares que se voluntariaram para ajudar no trabalho de melhorar a praça. “Dessa maneira, a questão do pertencimento ao local vai se ampliando, especialmente em espaços que são vulneráveis. Essa interação vai transformando a identidade das pessoas que residem aqui, e assim elas passam a valorizar mais o local onde moram”, contou.

O trabalho integrado entre os projetos #Com_Unidade e MUVO foi essencial para o sucesso da ação, segundo avaliou Marcela Doni, técnica responsável pelo projeto Mutirão Voluntário. “Abrir o MUVO de 2019 com esta ação na Praça da União foi fundamental para o engajamento dos voluntários nos próximos mutirões, porque à medida que a comunidade se envolve, participa e cuida, os voluntários se sentem parte da transformação que acontece na comunidade”, explicou.

Outras atividades como feira gastronômica, bazar de trocas e festa junina já estão sendo coletivamente planejadas. Como apoiadora, a Fundação FEAC busca parcerias para viabilizar algumas ações, como um profissional de educação física para aulas de zumba e a promoção de cinema ao ar livre, tudo na praça. Se depender da vontade da comunidade e da ajuda dos voluntários, a Praça da União sempre fará jus ao nome que recebeu.

Iniciativas FEAC

O #Com_Unidade é um projeto que integra o Programa Desenvolvimento Local e busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Fortalecer o potencial de realização coletiva é o desafio que move desde o início o projeto na comunidade.

O MUVO é um dos projetos do portfólio do Programa Cidadania Ativa e que promove ações de voluntariado por meio de mutirões que engajam, mobilizam e inspiram pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social. 

Saiba mais: www.feac.org.br