Grupo formado por representantes de diversos segmentos da educação pretende discutir, criar e efetivar práticas inovadoras

(Por Ingrid Vogl)

Encontros que buscam a promoção do direito a uma educação em que o aluno esteja no centro das atenções. Este é o foco do Ciclo de Diálogos em Educação, iniciativa do Programa Educação da Fundação FEAC que juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) tem como foco discutir, criar e efetivar práticas inovadoras que impactem qualitativamente na educação em Campinas/SP por meio da promoção de um campo de diálogo e de colaboração transetorial.

O primeiro encontro de 2019 do Ciclo aconteceu na noite do último 20 de fevereiro na FEAC e reuniu um grupo que representa diversos segmentos da sociedade ligados à educação. Iniciado em 2017, o Ciclo teve parceria técnica da Core Inovação Social e contou com reuniões de mobilização de atores de diferentes segmentos da educação em Campinas. A partir deste ano, a parceria passa a ser com a SME.

Segundo Cláudia Chebabi, líder do Programa Educação da FEAC que responde pela iniciativa junto com Flávia Guimarães da Assessoria de Educação e Cidadania da SME, o Ciclo de Diálogos em 2019 dá continuidade às fases anteriores com o mesmo propósito de definir uma pauta comum a todos os participantes, para que a partir dessa agenda seja possível avançar e pensar em  possíveis caminhos, soluções, protótipos e até mesmo políticas públicas que possam ser colocadas em prática.

“Este primeiro encontro do ano abriu a possibilidade para que pessoas interessadas e ligadas à educação possam participar, isso porque mapeamos o grupo constituído até 2018 e buscamos agora representatividade em segmentos educacionais que ainda não fazem parte do Ciclo”, disse Cláudia.

Mesmo em fase de constituição do grupo de trabalho para este ano, Cláudia garante que uma coisa é certa e permeia o grupo: todos estão engajados e acreditam na educação como um potencial transformador da sociedade. “Este foi o primeiro indicador de que a reunião cumpriu com o papel mobilizador e acho que a gente vai conseguir chegar na próxima reunião com grupo grande e frequente, com pessoas com ideias distintas e que pensam a partir de diversos olhares e locais”, apostou.

Para Flávia Guimarães, o Ciclo de Diálogos é uma oportunidade de reunir os diversos atores que constroem a educação formal e informal de Campinas, integrando professores, gestores, pais, estudantes e organizações do entorno das escolas, compondo assim múltiplos olhares sobre o mesmo fenômeno. “A grande alegria desse encontro é que o aluno é o princípio que rege nosso trabalho. Nossa expectativa é que possamos contribuir de modo cooperativo com nossa criatividade e pensamento reflexivo, entendendo nosso desafio como uma responsabilidade social”, disse.

Cláudia complementa a fala de Flávia ressaltando o papel do Ciclo de Diálogos como um espaço privilegiado de discussão e aprendizado, que tem seu poder na união do grupo em função de um único propósito, com foco no desenvolvimento do aluno.  “Ele, o aluno, é o centro das atenções e a partir disso, queremos que tenha direito a uma educação que de fato seja transformadora para que se desenvolva plenamente”, complementou.

O grupo deve se reunir uma vez por mês.

Ciclo

O Ciclo de Diálogos em Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC, como estratégia do projeto Educalab – Laboratório de Inovação Social em Educação do Programa Educação da FEAC. Segundo Cláudia, o investimento na iniciativa acontece com a certeza de que a articulação e os diversos pontos de vistas podem gerar soluções inovadoras. “Pretendemos reconhecer e valorizar a diversidade de ideias e atores, suas trajetórias e saberes, e assim potencializar o resultado de uma ação com maior poder de transformação social”, explicou.

Mais informações: https://www.feac.org.br/ciclo-e-dialogo/