(Por Laura Gonçalves Sucena)
Fazer uma escola funcionar não é tarefa fácil. A equipe gestora tem que ter uma visão global da instituição, interagir com a comunidade escolar, conferir grade horária, elaborar planos e documentos, garantir o calendário escolar, e ainda cuidar das relações interpessoais e institucionais.
Para refletir sobre esses desafios de gestão, o programa Primeira Infância em Foco (PIF), da Fundação FEAC, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas, está promovendo uma série de Encontros de Formação direcionados aos gestores e professores das escolas de educação infantil do município. O primeiro bate-papo do ano, realizado no último 23 de abril, teve como pauta “Perfil gestor e identidades” e foi direcionado a diretores, vice-diretores e coordenadores.
Para conduzir o encontro, Dorine Albuquerque, supervisora educacional da SME, propôs às participantes um momento de reflexão. “Sabemos que na correria não temos tempo para pensar sobre o que estamos fazendo, mas isso é necessário. Temos que nos enxergar como gestores”, comentou.
Segundo Adriana Nunes Silva, técnica de referência do PIF, o encontro permitiu à equipe gestora a oportunidade de dividir com seus pares as funções dos respectivos cargos dentro das instituições. “Às vezes parece que as atribuições das funções estão claramente definidas, mas não é isso que ocorre. Oportunizar um momento para análises coletivas do cotidiano escolar cria não só oportunidade de reflexões sobre responsabilidades como contribui para que toda equipe reitere o papel fundamental da gestão escolar dentro das unidades de educação infantil. O trabalho precisa ser realizado de forma coordenada e integrada e as experiências das crianças dentro desses espaços devem sempre ser o foco das atuações, independente da função exercida”, comentou.
Atividades
Para a primeira atividade com as gestoras, Dorine propôs que todas descrevessem seus cargos e avaliassem seus papeis. O objetivo foi fazer com que as equipes pensassem e esclarecessem suas funções dentro da unidade de ensino visando garantir à criança o direito de viver experiências significativas.
“É muito importante reservar um tempo para a reunião com a equipe gestora porque, caso contrário, a gestão acaba sendo engolida pela rotina diária. A equipe acaba se desgastando”, pontuou Dorine.
Dorine também falou sobre as relações que se dão na educação infantil, sob a perspectiva da doutora em Educação pela Unicamp, Sueli Palmen. “Enquanto a escola tem como sujeito o aluno e como objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas, através da aula, a creche e pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito a criança”, citou.
Nesse ponto de vista, a gestão escolar deve acompanhar as especificações da educação infantil e pensar primeiro na criança. Ou seja, o gestor tem que fazer muito mais do que apenas manter uma boa comunicação com os pais dos alunos, gerenciar a eficiência das equipes e controlar o orçamento.
Numa outra atividade, as participantes receberam relatos de outros gestores da rede municipal de ensino e foram convidadas a discutirem e dramatizarem as situações. Os grupos, de modo criativo e bem-humorado, interpretaram as cenas que traziam o dia a dia corrido de gestores.
Foram descritas situações em que os diretores não cumprem seu papel, outros que fazem tudo e não delegam, funcionários que estão estagnados em suas funções, pais que não aparecem na escola e até a parceria entre escola e família. Mais uma vez, o objetivo foi a reflexão sobre as funções da equipe gestora.
Para a coordenadora da Creche Menino Jesus de Praga, Michele Caroline Ferreira da Silva, o encontro foi inspirador. “Foi um momento que me trouxe calma porque percebi que o grupo tem as mesmas angústias. Assumi a coordenação este ano e o trabalho é muito grande. Agora, a visão que eu tenho é do todo, e não somente da sala de aula, e isso é desafiador. Hoje tivemos a oportunidade de falar sobre isso, sobre nossas demandas, nosso tempo para pensar e agir”, comentou.
“Por muitas vezes, parece que estamos sós, nesse papel de gestão, e esse encontro nos fortalece. O encontro foi tão positivo que a vontade é de replicar as dinâmicas na instituição”, disse a diretora executiva do Instituto Jacarandá de Educação Infantil, Juliana Puggina. “O que mais me tocou nesse encontro foi a fala sobre a centralidade da criança nos processos de atuação do diretor. Eu senti que não estou sozinha”, completou a diretora educacional da instituição, Leila Oliveira.
Beth Casotti, gerente de educação da Escola Humberto de Campos, conta que o evento foi surpreendente. “Os funcionários que trabalham em entidades raramente são valorizados como profissionais e quando temos uma capacitação que nos falam que somos importantes pelo nosso conteúdo, é um reconhecimento. Temos medos e angústias das nossas decisões porque muitas vezes estamos isolados e ouvir que não estamos sozinhos faz a diferença. Oferecemos uma educação de relação importante para a vida futura das nossas crianças e isso é muito importante”, finalizou.
A Série de Encontros de Formação da Educação Infantil de 2019 tem carga horária de 15h, sendo 9h presenciais e 6h à distância, com leituras e/ou atividades complementares. Também irá ofertar outras 10h em participação no Seminário de Práticas, uma das atividades que irá compor a 10ª Semana da Educação de Campinas, que acontecerá de 16 a 23 de setembro de 2019, somando um total de 25h.
Primeira Infância em Foco
O Programa Primeira Infância em Foco é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.
Saiba mais: www.feac.org.br/primeirainfanciaemfoco