Antes do encerramento foi realizado o seminário “A Universidade e a Cidade II: Juventudes, Culturas e Políticas”
(Por Camila Mazin)
Foram três meses de imersão nos temas relacionados às juventudes e como os jovens atuais estão ocupando seu lugar na sociedade. Destinado a educadores sociais, professores, pesquisadores e profissionais que atuam diretamente com jovens na assistência social, saúde, cultura e outros, o curso de extensão da Unicamp, “Educação: Juventudes, Culturas e Políticas”, que teve sua primeira edição em 2018 por meio de uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA) da Faculdade de Educação da Unicamp, com a Rede Articula Juventudes (REAJU), possibilitou que 60 profissionais mergulhassem em temas pertinentes que relacionam os jovens às políticas públicas, sexualidade, grêmios estudantis, organizações populares, assistência social e discussões raciais colocando a juventude negra em evidência.
“A gente entende que essa formação é um movimento político para ampliarmos a visão de mundo das pessoas que estão nele de que é possível encontrarmos outras maneiras de se fazer coisas novas relacionadas a questões sociais, políticas e humanas”, comenta Vanessa Cristina Dias de Souza – Articuladora a REAJU (Rede Articula Juventudes).
Para os profissionais que trabalharam em grupo, foi um momento de crescimento e de ampliar a visão que eles tinham de educação, adquirindo conhecimento para melhor trabalhar as questões relacionadas às juventudes dentro da escola no contato direto com os adolescentes.
“Educar vai além da licenciatura. Precisamos começar a aprofundar e compreender outros fatores e esse curso nos deu uma compreensão de cultura e educação como política pública voltada para os jovens”, ressalta o professor de química de Indaiatuba/SP, Renan Pereira. “Após o curso nós mudamos o nosso conceito de juventude, nós vimos que não é apenas uma juventude, por isso, o conceito que usamos é juventudes, no plural, e foi muito positivo para a nossa prática diária dentro da escola”, conclui Leandro Pedroso de Lima, professor de Biologia também em Indaiatuba/SP.
O curso de extensão desenvolvido pela REAJU em parceria com a GEPEJA tem o apoio do Programa Juventudes, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar a participação social propositiva e engajada com o desenvolvimento humano. O programa promove a participação juvenil, incentivando a valorização da opinião dos jovens nas questões que lhes afetam individual e coletivamente.
Para Tatiane Frazão, líder do Programa Juventudes, o curso traz a possibilidade de se criar novos olhares e perspectivas sobre juventudes, “a expectativa é que o curso de extensão e a publicização do E-book qualifiquem a prática profissional, sobretudo o olhar dos participantes sobre juventudes, oportunizando novas compreensões sobre os jovens, seus interesses, vivências, potencialidades, desafios e como podem participar de maneira propositiva e engajada na sociedade. Colaborar com a criação de uma cultura de participação política e social voltada à juventude é um dos objetivos estratégicos do Programa Juventudes da Fundação FEAC. A parceria entre a REAJU e a Unicamp no curso de extensão garante esse exercício e fomenta novas possibilidades para os profissionais, além da multiplicação e democratização dos saberes”.
Lançamento do e-book
O encerramento do curso de extensão se deu em dois momentos. Primeiro, com a apresentação do seminário “A Universidade e a Cidade II: Juventudes, Culturas e Políticas”, no qual cada grupo desenvolveu uma discussão em torno do tema “juventudes” e apresentou em diferentes plataformas. Foram escolhidos vídeos, podcasts, revista e música. Os temas abordados foram: Juventudes e Políticas Públicas, Juventudes e Sexualidade, Juventudes e Organizações Populares, Juventudes e Assistência Social, e Juventudes Negras.
No segundo momento a REAJU lançou o e-book “Re-inventar a Universidade: Extensão Universitária com a EJA”, trabalho coletivo de mais de 55 autores que participaram do curso de extensão no ano de 2018.
A publicação, que é resultado da parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), com Projeto Integrativo de Ação Social (PEIS), Rede Articula Juventude (REAJU) e do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada da região Noroeste, o NAEDNOROESTE, por meio do Grupo de Trabalho da Educação de Jovens e Adultos da região Noroeste – GTEJANORO, foi concebida como projeto de pesquisa na Faculdade de Educação e vinculada às atividades de Extensão na Unicamp. O e-book tem download gratuito. Para acessar, clique aqui.
A REAJU
A REAJU é uma rede de jovens, educadores, serviços e referências juvenis, articulada, mobilizada, fomentando políticas e projetos com metodologias inovadoras e inclusivas que atendam as juventudes, quem tem o apoio da Fundação Feac por meio do programa Juventudes.
Saiba Mais: https://www.feac.org.br/juventudes/