Mutirão Voluntário foi até a Praça da Amizade e movimentou a comunidade da região do Jardim Bassoli

(Por Ingrid Vogl)

A praça da Amizade, no Jardim Bassoli, passou por uma revitalização que chamou a atenção da comunidade da região que convive diariamente com o local, seja porque mora por ali, ou passa pelo espaço. Antes sujo, com brinquedos depredados e sem cor, o local foi limpo, recebeu mesas, bancos, lixeiras, novas mudas de árvores frutíferas e muita cor pelas mãos do animado grupo de pessoas que doou tempo e disposição para participar do Mutirão Voluntário- MUVO, durante a manhã ensolarada de sábado, dia 20 de julho.

Aos poucos, as pessoas foram chegando e se organizando em grupos para desenvolverem as tarefas. Várias crianças também entraram na sintonia dos voluntários, e da maneira que puderam, muito por diversão e outro tanto por solidariedade, colocaram a mão na tinta e na terra e fizeram parte da transformação.

Hudnei Brasiliano de Sousa, 7 anos, pintou, grafitou, ajudou a plantar e se envolveu pra valer na proposta do mutirão. “A praça agora está mais bonita e tô achando muito legal ajudar. Quando a tinta dos brinquedos secar, eu quero brincar”, planejou o menino.

Progen na rua

Mais do que um espaço limpo e bonito, a praça tem um papel social importante para a região. Ela é um dos locais usados pelo Projeto Gente Nova -Progen na região do Bassoli, para o desenvolvimento de diversas atividades ligadas ao Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos que a instituição social desenvolve com 240 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

Isso porque a sede da unidade do Progen no território tem um espaço físico limitado, e muitas atividades propostas são desenvolvidas em locais abertos que estão espalhados pelo bairro, como praças e quadras esportivas. Recentemente o Progen alugou uma casa em frente à praça da Amizade para ser transformada no refeitório, e isso vai ajudar com que o local seja mantido e ocupado pelos moradores e funcionários da OSC.

Segundo Marcela Doni, líder do programa Cidadania Ativa, do qual o MUVO faz parte, a praça da Amizade já teve bancos que – a pedido da comunidade – foram retirados porque o local estava se tornando ponto de usuários de drogas. “Considero que  esse mutirão, somado a nova sede do Progen em frente a praça, é um ponta pé inicial para uma nova forma de ocupar a praça, de forma positiva. Outro ponto positivo do mutirão foi a oportunidade que voluntários de diversos locais tiveram de conhecer uma região vulnerável socialmente e que precisa de pessoas afim de ajudar”, afirmou. 

“Com essa proximidade, conseguiremos utilizar melhor a praça com o desenvolvimento das atividades, ao mesmo tempo que o Progen vai cuidar desse espaço e da manutenção. Assim, nosso trabalho de ressignificar a praça por meio de seu uso será potencializado, porque nosso maior desafio é fazer com que as pessoas se sintam parte do bairro e criem uma identidade com o território”, explicou Aline Romero Figueiredo, coordenadora técnica do Progen.

Lucas Almeida do Nascimento, 7 anos, é uma das crianças que frequenta diariamente as atividades que o Progen desenvolvidas na praça da Amizade. Lá ele participa de brincadeiras com jogos de tabuleiro e outras que pretendem resgatar brincadeiras antigas, além de atividades que visam elevar a autoestima, grafite e ações esportivas, como a capoeira, zumba e rodas de conversa que acontecem embaixo das árvores.  “Gosto das atividades na praça, e agora vai ficar muito mais legal, porque tem coisas novas como os bancos e as mesas. Dá mais vontade de ficar aqui”, avaliou o menino, entre as pinceladas que dava para colorir um dos bancos de azul.

Abdinego Marcelino de Almeida, assistente técnico, fez questão de participar do MUVO que aconteceu em seu bairro depois que a irmã avisou que um mutirão aconteceria. “A praça estava abandonada e eu topei na hora participar, porque isso vai beneficiar minha filha, meu sobrinho e as crianças do bairro que não têm muitos lugares para brincar. Me sinto bem e feliz de ter ajudado. Vou poder falar para minha filha que fiz parte desse trabalho e virei com ela aqui para brincar”, disse.

Do Motiva para o MUVO

Entre as pessoas que estiveram no MUVO, algumas estavam estreando no trabalho voluntário, como Sheila Monesso e o namorado que na mesma semana participaram do Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários. O encontro acontece mensalmente na Fundação FEAC e promove formações para quem está disposto a atuar com voluntariado. Saiba mais: https://www.feac.org.br/motiva/

“Procurei a FEAC porque quero ser voluntária do Lar dos Velhinhos. Chegando lá conheci mais sobre os projetos desenvolvidos pela Fundação em diversas frentes e me empolguei com o Mutirão Voluntário, porque você pode vir sem um comprometimento semanal, e mesmo assim consegue visualizar as ações nas quais pode ir e colaborar. Estar aqui é um pontapé inicial e estou muito animada para participar de outras ações voluntárias. Para mim, o trabalho voluntário é uma forma de engajar pessoas para poder trazer mais dignidade para comunidades que têm realidades completamente diferentes da sua”, disse Sheila.

Outra voluntária que chegou ao MUVO por meio do Motiva foi Carolina Santos da Silva Ferreira. A artesã se envolveu tanto com a atividade de pintura dos equipamentos da praça que saiu de lá com a alma e literalmente sobrancelhas, cílios e cabelos coloridos.

“Sempre tive vontade de fazer trabalhos voluntários, mas na correria do dia a dia a gente vai deixando de lado e adiando a adoção de uma postura mais ativa. Agora que tenho mais tempo, comecei buscando orientação no Motiva e soube de vários outros projetos, entre eles o MUVO, pelo qual me interessei. Foi uma experiência maravilhosa, especialmente a de estar próxima e conhecer um pouco as crianças e a realidade do bairro. Quando eu estava chegando, um menino já começou a dar tchau todo animado, foi energizante. Sempre que puder vou participar”, contou.

O próximo Mutirão Voluntário acontece no sábado, dia 27 de julho às 8h na Associação de Assistência Social São João Vianney – Unidade II, que fica na Rua Francisco Bianchini, 1199 – Vila Georgina em Campinas. Durante a ação serão pintadas paredes internas e externas da instituição. Para participar, é só chegar no dia, horário e local marcado que todos os materiais para o trabalho estarão disponíveis.   

Cidadania Ativa

O MUVO faz parte do programa Cidadania Ativa, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social. Saiba mais: https://www.feac.org.br/cidadaniaativa/