#mobilize vai integrar alunos com e sem deficiência em atividades lúdicas e práticas

(Por Ingrid Vogl)

Incluir alunos com e sem deficiência em todas as atividades e ampliar as possibilidades de convivência escolar. Este é o principal objetivo do projeto #mobilize – Agentes de Convivência e Inclusão. A iniciativa da Fundação FEAC, por meio do programa Mobilização para Autonomia (MOB), tem parceria técnica da Consultoria Social Soluções e da Escola de Educação Integral CAIC Zeferino Vaz, onde o projeto está sendo desenvolvido desde julho.

Com duração e um ano, o projeto pretende gerar inclusão a partir da gamificação – técnica que usa ferramentas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado em situações reais. A partir da identificação de barreiras atitudinais, de comunicação e outras, a ideia é criar momentos e atividades em que os alunos possam cooperar, brincar e se integrar.

“Estar em uma escola inclusiva é dar risada, se divertir, interagir. Sentir as delícias e dores de conviver na escola, porque se relacionar é transformador. Por meio da gamificação acreditamos que os alunos vão aprender na prática sobre inclusão”, afirmou Carlos Ferrari, coordenador do projeto.

Horas vagas e solitárias

O #mobilize começou a ser pensado após os educadores da escola perceberem que os alunos com deficiência ficavam sozinhos nos intervalos. Segundo Elenir Santana Moreira, professora de educação especial da Sala de Recursos do CAIC, desde 2016 a escola desenvolve o projeto Somos Todos Diferentes, que tem como temática tratar das diferenças enquanto condição humana e englobando a questão das deficiências. Mesmo com resultados positivos, a iniciativa ainda não era suficiente para a promoção integral da inclusão.

“Fomos percebendo que nos horários livres de aulas, os alunos com deficiência ficavam na maioria das vezes sozinhos ou com as cuidadoras. Esse fato foi confirmado com uma pesquisa interna sobre relacionamentos na escola, quando foi constatado que eles não têm amigos. Uma coisa é a escolha, a outra é a falta de opção de se relacionar. A partir daí começamos a planejar o #mobilize”, explicou Elenir.

O novo projeto dará continuidade às iniciativas já desenvolvidas na escola com a temática de inclusão. A expectativa da equipe de profissionais da escola é que trabalhar com a questão da convivência escolar será um aprendizado para além dos muros da escola.  “Esperamos transformações que essas crianças, adolescentes e profissionais, vão levar para vida. Essas mudanças deverão refletir não só na relação entre os membros da comunidade escolar, mas inclusive no clima da escola”, apostou Elenir.  

Regiane Fayan, líder do programa Mobilização para Autonomia, ressalta que um dos objetivos estratégicos do MOB é a efetiva inclusão do aluno com deficiência, o que significa não só adaptações dos materiais, acessibilidades e profissionais engajados no processo, mas também que a convivência se dê entre todos. “Trazer um pouco da experiência da política de assistência social no que tange à convivência para a escola é uma proposta inovadora. Esperamos que esse projeto dê muito certo e possamos replicar essa experiência futuramente”, avaliou.

Atualmente, o CAIC possui cerca de 630 alunos, incluindo ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse total, 13 possuem algum tipo de deficiência, como física, autismo, visual e intelectual.

O #mobilize faz parte do programa Mobilização para Autonomia (MOB), iniciativa da Fundação FEAC que investe em soluções com o objetivo de assegurar a inclusão efetiva das pessoas com deficiência. Se dedica a romper barreiras para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/mobilizacaoparaautonomia/