A criatividade já começa pelos nomes das equipes: Motirô, Bravi, Psiu, Camaleão. Estas são as ‘agências’ formadas por alunos do curso de Propaganda da Faculdade de Campinas (Facamp) que, orientadas pelos professores Fábio Wanderley e Leopoldo Azevedo, assinarão as peças publicitárias para o programa da Fundação FEAC, ‘Mobilização pela Autonomia’.
O intuito da campanha, que deve ser lançada no dia 3 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é fazer com que as pessoas com deficiência sejam enxergadas pela sociedade como parte da população e incluídas em todas as suas instâncias.
O grupo, formado por 34 jovens entre 18 a 25 anos, estará à frente da criação de peças que serão veiculadas em mídias como outdoor, jornal, revista, jingles para rádio e vídeo para TV. “Com essa oportunidade iremos simular uma concorrência na qual esses jovens estão divididos em quatro ‘agências’ que já têm nome e logotipo criados por eles. A equipe que desenvolver a melhor ideia e conceito será a escolhida para ‘atender essa conta’, nos mesmos moldes de uma agência de publicidade profissional”, explicou Fábio. Esta atividade faz parte da disciplina Propaganda IV.
Briefing
Munidos de informações sobre a Fundação FEAC e sobre o ‘Mobilização para Autonomia’, apresentados pela gerente do departamento de Comunicação e Relações Institucionais, Vanessa Taufic Salomé, e pela assessora técnica do Departamento de Assistência Social, Regiane Fayan, respectivamente, as equipes fizeram perguntas pertinentes para a montagem do briefing. “Esse é o nosso primeiro contato com o mundo profissional e já fomos privilegiados, porque teremos também um crescimento como cidadãos” – comemoraram Beatriz Reis Machado e Rebeca Rister, da equipe Motirô.
Para os integrantes da agência Bravi o desafio é grande, mas o programa é amplo e isso aumenta as possibilidades de plataformas de divulgação. “Pela FEAC ser a instituição que é e estar aberta e animada com as propostas que virão, isso nos estimula a fazer uma coisa bem legal”, enalteceram os alunos João Paulo Gomes e Diogo Rodrigues.
Com uma verba destinada apenas para a produção do material de divulgação, a agência vencedora contará com o suporte do Centro de Voluntariado da FEAC que irá buscar no mercado fotógrafo e produtora de vídeo voluntários.